4 Nov 2025
José Queirós está formalmente reconduzido para o terceiro mandato à frente dos destinos da freguesia de Loureiro
Loureiro > Instalação dos novos órgãos autárquicos
José Queirós foi empossado pela terceira vez como presidente da junta de freguesia de Loureiro. No discurso de tomada de posse para o mandato 2025/2029 que decorreu na sexta-feira, dia 31 de outubro, no auditório da sede da junta de freguesia, o autarca afirmou querer liderar “uma freguesia onde todos contam”.
"Agradeço às pessoas que acreditaram no projeto da AD. Queremos que Loureiro seja cada vez mais uma freguesia atrativa, mais inclusiva, onde se continue a apoiar e a valorizar as nossas coletividades, as nossas escolas, as nossas crianças e os nossos seniores. Uma freguesia onde todos contam", começou por afirmar o autarca.
“Juntos, vamos trabalhar e continuar a pugnar para a construção de um acesso direto à área de empreendimento empresarial de Loureiro, mas vamos também contribuir para a preparação desta zona industrial, porque sabemos o que temos no território, que a sua geografia e proximidade às vias e comunicação, como sendo a A1 e a A29, a proximidade aos caminhos de ferro, e o interesse manifestado por por vários empresários, assim o ditam”, continua
“A cobertura da rede de água e saneamento toda a freguesia é um projeto que pretendemos que avance rapidamente”, acrescenta.
Na lista de trabalhos de José Queirós para a próximo mandato está também a construção e o melhoramento dos espaços de lazer da freguesia para que “para além de oferta de emprego e de habitação”, os loureirenses “tenham também locais aprazíveis onde as pessoas possam estar os seus tempos livres”.
O presidente da junta de freguesia de Loureiro afirmou ainda que continuará a cotar com todos nos próximos quatro anos de governação. "Quero aqui dizer que, como sempre fizemos, contamos com todos para alavancarmos e modernizarmos a nossa freguesia. Contamos naturalmente com a câmara Municipal para levar por diante estes gigantescos projetos, e a nossa exigência para que estas coisas aconteçam. Já venha com a vontade de participar e colaborar ativamente nesta construção, para que a nossa freguesia seja cada vez mais uma freguesia onde seja bom viver, estudar e trabalha", concluiu o autarca.
Reuniões “repletasde público”
Jorge Resende volta a comandar a Assembleia de Freguesia de Loureiro no mandato 2025/2029. O presidente do órgão deliberativo lembrou que nas reuniões, realizadas de três em três meses, há um período destinado às intervenções do público.
"O que nós desejávamos é que a assembleia esteja repleta de público. É muito mais gratificante para nós que estamos aqui a discutir situações, problemas, anseios de todos os loureirenses, ter o público presente em vez de estarmos a discutir só entre nós”, afirmou. “É um apelo público que deixo aos loureirenses para que participem massivamente nas Assembleias de três em três meses”, acrescentou.
O líder do órgão deliberativo elogiou também o trabalho desenvolvido pelos deputados da Assembleia de Freguesia no anterior mandato, que se repetem novamente para o mandato 2025/2029. "Os membros desta Assembleia sempre fizeram intervenções no sentido de não ser contra aquilo que existe, não contra o executivo, mas de propor ideias e propor soluções para os problemas da pedagogia", evidenciou.
Oposição com elevação
António Silva, eleito do PS, quer liderar a oposição com elevação. Na sessão de instalação dos eleitos locais em Loureiro, o candidato derrotas nas eleições autárquicas garantiu que "vamos fazer o nosso trabalho da melhor forma. Assumimos o compromisso, com os loureirenses, de fazer uma oposição construtiva, de forma a honrar este órgão".
“Queremos continuar a fiscalizar, a interpelar o Executivo, a propor atividades, a apresentar propostas, a alertar para os problemas, e também, algo muito importante, a fazermos boas perguntas nas assembleias, na expectativa e na esperança de termos boas ou excelentes respostas”, concluiu.