LIVRE defende envelhecimento ativo e maior apoio à população idosa em Oliveira de Azeméis

Autárquicas 2025

O LIVRE apresenta propostas que não deixa a população idosa oliveirense de fora da sua visão de futuro para Oliveira de Azeméis.

> Ricardo Praça da Costa, do LIVRE, anuncia medidas

Em comunicado de imprensa, o LIVRE apresenta um conjunto de propostas para colocar a população idosa de Oliveira de Azeméis no centro das políticas locais, “defendendo medidas concretas que ajudam a promover autonomia, saúde, bem-estar e participação social. O objetivo é claro: combater o isolamento social e garantir que cada idoso possa envelhecer com dignidade e qualidade de vida.”
Entre as principais iniciativas destaca-se a criação de uma Rede de Voluntariado Intergeracional, que irá juntar jovens e idosos em atividades de partilha de experiências, apoio mútuo e construção de laços comunitários. Paralelamente, Ricardo Praça Costa  defende “a instalação de centros comunitários intergeracionais, onde podem ser desenvolvidos programas de desporto, cultura e voluntariado"
A nível da mobilidade, o partido propõe a requalificação dos transportes públicos e passeios para acessibilidade total, bem como a implementação de um serviço de mobilidade a pedido, especialmente pensado para reduzir o isolamento das pessoas que vivem em freguesias mais afastadas.
No domínio da saúde e apoio social, destaca-se a importância de um programa municipal de apoio domiciliário e aos cuidadores informais, garantindo acompanhamento próximo a quem mais precisa. “Para complementar esta rede de apoio, seriam organizadas excursões gratuitas, vigiadas por voluntários, para estimular o convívio, a saúde mental e proporcionar momentos de lazer à população mais idosa que habitualmente não tem oportunidade de sair da rotina.”, afirma o candidato.
Outro ponto central é a adaptação do espaço público, em que o partido defende a criação de espaços verdes inclusivos, equipados com mobiliário ergonómico e zonas de sombra, para que todos possam usufruir da natureza em segurança e conforto. Esta visão de inclusão, de acordo com o cabeça de lista, “estende-se também aos edifícios públicos, que devem ser integralmente acessíveis a toda a população, assegurando as adaptações necessárias para invisuais e cidadãos com mobilidade reduzida, de forma a garantir igualdade de acesso e participação em todos os serviços e espaços municipais.”
Em tom de conclusão, o Partido LIVRE pretende afirmar-se como a voz da solidariedade, inclusão e justiça social em Oliveira de Azeméis, garantindo que o envelhecimento seja encarado não como um problema, mas como uma fase plena de vida, dignidade e participação ativa na comunidade.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Conceito novo promete ser diferente na região
3/10/2025
"Queremos dar relevo às coletividades"
3/10/2025
Mais de 70 Minis marcaram presença na celebração dos 28 anos
3/10/2025
Animação não faltou em Azagães
2/10/2025
110 utentes animaram “Tarde Branca”
2/10/2025
Mérito de 23 alunos foi enfatizado pelo Rotary Club
2/10/2025
Belisa Silva Hairstylist: um novo espaço no coração da cidade
2/10/2025
“Caminhar pela Saúde” e pelo IPO do Porto
2/10/2025