Pinheiro da Bemposta Freguesias
“DA IGREJA DE S. PAIO DE FIGUEIREDO À IGREJA DE P. DA BEMPOSTA - OITO séculos de história”
Luís Melo Ferreira, arquiteto de formação, é um eterno apaixonado pela história e pela cultura. Natural do Pinheiro da Bemposta, tem trabalhado arduamente em explorar e documentar a história da sua terra natal, com o objetivo de “alertar para a importância” destas práticas em todas as freguesias e concelhos.
“Da igreja de S. Paio de Figueiredo à igreja de Pinheiro da Bemposta - oito séculos de história” é a sua segunda criação e uma obra literária que conta histórias da igreja da freguesia que já foi sede de concelho. A publicação contou com o apoio da União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, que pagou a edição do livro e vai distribuí-lo gratuitamente. (Leia o artigo de opinião do autor na página 05)
O interesse pelo património cultural e histórico
“Assim que saí da faculdade fiz alguns textos sobre Pinheiro da Bemposta que, na altura, era um centro histórico que estava muito carenciado de intervenção e melhoramentos. O gosto pelo património da freguesia vem já desde miúdo”.
O livro que conta a história da igreja do Pinheiro da Bemposta
“Depois de escrever o meu primeiro livro, um roteiro histórico de Pinheiro da Bemposta, achei que a igreja precisava de um aprofundamento muito grande (…) O livro consiste numa matéria muito complexa que tentamos apresenta de forma simples”.
Centro de Estudos da Bemposta empenhado em estudar a freguesia
“Somos uma equipa que trabalha num espírito colaborativo numa sala que nos foi atribuída nos antigos passos do concelho pela câmara municipal. Assim alcançamos muito mais conhecimento e é tudo mais fácil. O grupo surgiu devido a esta sede de conhecimento, e o nosso grande objetivo é atingirmos uma monografia rigorosa da freguesia, desde a pré-história até hoje”.