15 Oct 2025
> Plastics Summit - global EVENT 2025
A Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) reuniu mais de 1.250 pessoas no Plastics Summit – Global Event 2025, realizado em Lisboa, sob o lema “Rumo a uma Nova Era de Sustentabilidade Responsável e Holística”.
O encontro, considerado um dos maiores fóruns globais dedicados à inovação, circularidade e neutralidade carbónica, teve como objetivo refletir sobre os desafios e oportunidades do setor rumo a uma economia mais sustentável.
O evento contou com 40 oradores nacionais e internacionais, provenientes de diferentes áreas e setores da sociedade, e decorreu em formato silent meeting. A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, encerrou o encontro, alertando para o ritmo lento da redução de resíduos em aterro: “Até 2035, temos de ter na União Europeia apenas 10% dos resíduos produzidos em aterros sanitários. No entanto, os últimos dados indicam que estamos ainda nos 54%.” Destacou ainda o Plano TERRA e anunciou o novo Plano de Ação para a Economia Circular, a ser aprovado em breve.
Entre os temas debatidos estiveram o papel da Inteligência Artificial na eficiência dos processos, o poder dos consumidores na transição sustentável, o combate ao greenwashing e a necessidade de reduzir a burocracia e simplificar a legislação europeia e nacional. Os participantes sublinharam que apenas com dados científicos robustos e uma regulação eficaz será possível alcançar uma verdadeira sustentabilidade.
O evento incluiu também o “palco Sustainable Plastics”, dedicado à apresentação de 14 projetos desenvolvidos no âmbito da Agenda Sustainable Plastics do PRR, com soluções práticas para promover a economia circular no setor. Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, esteve presente.
Um dos resultados concretos do encontro será a elaboração de um Position Statement, produzido com o contributo de 116 especialistas de vários países e áreas, que será apresentado na COP30, no Brasil.
O Plastics Summit – Global Event 2025 foi ainda um evento carbonicamente neutro, tendo a APIP medido e compensado a sua pegada carbónica. Para Pedro Paes do Amaral, vice-presidente executivo da APIP e diretor do evento, o encontro destacou-se “pela relevância dos temas abordados e pela qualidade das intervenções”, reforçando o compromisso do setor com a transição para uma economia mais circular e sustentável. O responsável sublinhou também o equilíbrio de género entre os oradores e a inclusão de diferentes stakeholders, promovendo um debate plural e representativo sobre o futuro dos plásticos e a gestão global dos resíduos.