14 Oct 2025
AUTÁRQUICAS 2025 OLIVEIRA DE AZEMÉIS> Nogueira do Cravo
Após uma pausa de quatro anos, Manuel Rebelo voltou a ser eleito como presidente. Mas neste regresso fica a comandar apenas a freguesia de Nogueira do Cravo, e não a União de Freguesias que também acrescentava Pindelo, e que foi este ano desagregada. O candidato da AD (PSD/CDS) para conquistar novamente uma maioria absoluta com 899 votos (51,91%), elegendo cinco elementos para a nova Assembleia de Freguesia.
O novo presidente da junta de freguesia de Nogueira do Cravo mostra o seu agrado pelo processo de desagregação. “Não é que Pindelo fosse uma má freguesia para a União, mas as freguesias mostram que cada uma tem a identidade. Devemos respeitar o povo. Acho que é isso unânime”, começa por afirmar.
Neste regresso à liderança dos destinos de Nogueira do Cravo, o social-democrata Manuel Rebelo diz esperar apoio do município de Oliveira de Azeméis que voltará a ser gerida pelo socialista Joaquim Jorge.
“Há promessas de obras de obras que nós muito vamos desejar muito que sejam feitas. Logicamente que vamos ter aqui algum trabalho com a Câmara Municipal, com o presidente da Câmara, para ver se conseguimos levar isto por diante, porque se a câmara não conseguir ajudar, nós então aí estamos mesmo muito mal. Mas vamos ver… Há várias formas de conseguirmos fazer obra. Somos uma vila, somos uma terra que merece muita coisa e nós vamos fazer por isso. Temos muito a fazer. Há muitas obras que vamos fazer nestes quatro anos para tentar dignificar esta freguesia”, conclui.
> Gaspar Almeida (PS) não consegue a reeleição
“Continuaremos a servir a freguesia”
“Gaspar Almeida, do PS, que se apresentou à recandidatura de mais um mandato, disse ao Correio de Azeméis que dá os parabéns à equipa vencedora, e que respeita a vontade dos nogueirenses. Afirmou que sai de consciência tranquila pelo trabalho desenvolvido, achando que fez um trabalho de que, ele e a sua equipa, se orgulham.
Contudo, acrescentou, “os nogueirenses tiveram a palavra, e, apesar de ainda não ter refletido nas razões de não terem acreditado no nosso projeto, acredito que fizemos um trabalho de que nos orgulhamos”.
O até agora presidente da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, aproveitou para agradecer a toda a equipa que o acompanhou nestes últimos quatro anos, e com quem trabalhou para a reeleição, e que todos sentem que deram o seu melhor pela freguesia.
“Continuaremos a servir a freguesia, agora na Assembleia, sempre pondo os interesses de Nogueira do Cravo em primeiro lugar”, disse ao Correio de Azeméis.