Moldoplástico: Sete décadas de uma empresa oliveirense que moldou gerações

Empresas e Empresários

A Moldoplástico é “uma empresa onde a noção de família e a responsabilidade partilhada continuam a ser o alicerce do futuro”

Setenta anos depois da sua fundação, a Moldoplástico continua a afirmar-se como uma das referências nacionais na indústria dos moldes e plásticos e como uma verdadeira família oliveirense. Durante a cerimónia do 70.º aniversário, o administrador Carlos Silva destacou o espírito coletivo e os valores humanos que têm sustentado a empresa ao longo das décadas.

“Nada, absolutamente nada, se constrói sozinho, senão em parceria, em conjunto, imbuídos de um espírito coletivo”, afirmou o administrador, perante uma plateia de mais de 250 pessoas composta por colaboradores, acionistas, parceiros e familiares.

Carlos Silva recordou que a Moldoplástico nasceu e cresceu com base em relações de confiança e de entreajuda, sustentadas por um modelo de liderança próximo e humano.

Descreveu a empresa como “uma organização que assentou na regência familiar, construída ao longo destes 70 anos, com grande esforço, com grande dedicação, com muito sacrifício, construída de degrau em degrau, em função das suas conquistas, mas também com uma ambição saudável, baseada na capacidade, na competência e no rigor dos seus líderes.”

Para o administrador, a Moldoplástico representa “a essência desta casa — o ADN que nos une e que nos distingue”. Acrescentou que “isto não é apenas uma empresa. É um legado de valores, de propósitos e de pessoas. É aquilo que faz com que, ao longo dos anos, as gerações mudem, mas o espírito permaneça.”

A dimensão humana da empresa foi também sublinhada nas suas palavras de agradecimento dirigidas aos trabalhadores:

“Obrigado pelo vosso empenho, pelo esforço, pelo comprometimento, pelo muito suor, pelas noites mal dormidas. Vocês são e ficarão para sempre na história desta grande empresa.”

Antes, durante o jantar, a Moldoplástico homenageou 29 colaboradores com mais de 25 anos de casa. Também os trabalhadores fizeram questão de homenagear os administradores, com a entrega de uma lembrança.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, presente na cerimónia, reforçou a mesma ideia de comunidade e pertença, descrevendo a Moldoplástico como exemplo do melhor espírito empresarial oliveirense.

Referiu que “este tipo de empresas são, no fundo, uma escola, são a universidade, são também a família, são um espaço de memória”, elogiando a forma como a empresa valoriza as pessoas e promove um sentimento de orgulho entre os seus colaboradores e antigos trabalhadores.

O autarca destacou ainda que a Moldoplástico está “há 70 anos a contribuir para Oliveira de Azeméis, para muitas famílias e para pessoas que aqui aprenderam e daqui saíram para criar outras empresas que também nasceram desta experiência”.

Carlos Silva, por sua vez, sublinhou que o verdadeiro sucesso da Moldoplástico se mede pelas relações que perduram e pelos valores que atravessam gerações. Para o administrador, “isto não é nada, nem mais nem menos, do que a essência desta casa”, uma empresa onde a noção de família e a responsabilidade partilhada continuam a ser o alicerce do futuro.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
ACD Azagães suspendeu futsal por falta de pavilhão
20/11/2025
Nem o São Pedro estragou a festa de São Martinho
20/11/2025
Magusto reforçou angariação de fundos em Cesar
20/11/2025
Taberna inaugurada para colocar Currais no mapa e promover os festejos de Santo António
20/11/2025
300 pessoas celebraram o 144.º aniversário
20/11/2025
Convívio de ex-jogadores do Futebol Clube Pinheirense
20/11/2025
107.° aniversário do Armistício da Grande Guerra
20/11/2025
Iniciativa promove o voluntariado em oncologia
20/11/2025