4 Feb 2025
Na foto da esq. para a drt.: Joana Silva, Marlene Santos membros do Grupo de Jovens de Bustelo e António Machado, diácono da Diocese de Aveiro
S. Roque> Na capela de Bustelo sábado às 15h30
No próximo dia 08 de fevereiro, pelas 15h30, na Capela de Bustelo irá ser promovido um momento de reflexão sobre o novo santo Carlo Acutis. Marlene Santos e Joana Silva, membros do Grupo de Jovens de Bustelo e da organização da iniciativa, e António Machado, diácono da Diocese de Aveiro, vieram aos estúdios da Azeméis TV/FM revelar mais sobre o evento.
Quem foi Carlo Acutis
“O Carlo Acutis é um jovem do nosso tempo, é nosso contemporâneo. Morreu com 15 anos com uma leucemia galopante, em 10 dias adoeceu e faleceu, é filho de um casal que na altura era o primeiro filho, neste momento há dois gémeos, um rapaz e uma rapariga que nasceram cinco anos depois. O Carlo deixou um rasto de luz e de paz e de bem fazer, num curto espaço de tempo cronológico em 15 anos apenas, mas deixou uma memória que não se perdeu. Eu destacaria no Carlo dois aspetos que para nós são muito importantes: primeiro, a grande mensagem dele para nós hoje é mostrar que a santidade é possível em qualquer idade, em qualquer estado de vida, em qualquer situação económica, o Carlo veio mostrar que a santidade consiste em fazer bem as coisas mais simples. O segundo aspeto, para mim é a caridade, o amor, a dedicação que ele prestou aos mais desfavorecidos, sendo ele filho de uma família riquíssima.”
Diácono António
Como surgiu a iniciativa
“Nós já tínhamos ouvido falar do Carlo Acutis, até porque ele foi um dos patronos das Jornadas Mundiais da Juventude aqui em Portugal, em que nós tivemos presentes como grupo de jovens e tínhamos aquela curiosidade por ser jovem, por ser da nossa época, como dizia o Papa João Paulo II precisamos de santos de calças de ganga, sapatilhas e que bebam coca-cola e nós identificamos o Carlo desta maneira. Então através de um amigo que conhecia o diácono foi nos apresentado e nós falamos com ele a possibilidade de passarmos isto para a comunidade, a partir do momento em que o diácono nos deu o sim começámos a organização e houve muito interesse por parte das pessoas.”
Marlene Santos
Um grande interesse
“Este evento foi divulgado na pastoral juvenil, ou seja, em Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, todas as paróquias tiveram acesso ao flyer que nós fizemos e nas reuniões que temos feito já temos falado daquilo que pretendemos e existem muitos grupos que tem mostrado interesse.”
Marlene Santos
Expectativas
“Esperamos ter uma capela cheia, com muitas pessoas de várias idades apesar de tudo, porque acho que é importante nós fazermos esta difusão entre as duas partes, entre os mais novos e os mais velhos, esta partilha. E o que nós esperamos é um momento de partilha do diácono connosco, e depois um momento de partilha entre nós todos.”
Marlene Santos
Um objetivo
“Eu penso que o objetivo principal destes momentos é fazer com que as pessoas se deixem tocar por este testemunho, por este exemplo, porque no fundo os santos o que são para nós? Modelos. São intercessores porque estão junto de deus mas sobretudo são modelos que nós podemos imitar na nossa vida todos os dias, e o modelo Carlo serve para as crianças, adolescentes, jovens, adultos e para os mais idosos.
Diácono António