Monumento em honra e memória dos militares
S. Martinho da Gândara
O monumento em honra dos militares da freguesia de São Martinho da Gândara foi inaugurado no passado domingo de manhã.
A celebração contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, e com o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho da Gândara, António Marques, no descerrar das bandeiras e na inauguração do monumento.
Em entrevista ao Correio de Azeméis, o neto de um dos militares falecidos, Domingos Costa, afirmou que esta homenagem foi “perfeita” e que marcou “um momento histórico” na freguesia e no concelho. “Não fazia conta deste monumento. O meu avô [António Alves de Pinho] não esperaria isto”, declarou Domingos Costa, que é também natural de São Martinho da Gândara.
O presidente da Junta de Freguesia local, António Marques, confessa que “é de extrema importância este momento que relembra os militares de São Martinho, que participaram na 1ª Grande Guerra e na Guerra de Ultramar. É uma forma de perpetuar os seus nomes neste monumento e não esquecer o passado que todos tiveram. Quero agradecer a Rogério Pinho, uma pessoa que esteve presente desde o início até a conclusão do monumento, que fez toda uma pesquisa da lista dos combatentes e restante documentação. Foi um trabalho bastante interessante que começou em 2018. O local escolhido, para realizar esta homenagem, foi pensado de forma a transmitir tranquilidade à população, visto que daqui se pode avistar o mar. O objetivo é que a freguesia cresça em todos os lugares e não só na zona central”
Partilhar nas redes sociais