“Na música, sinto-me no meu habitat”
Exclusivos
O jovem André Carvalho iniciou o seu percurso musical aos 12 anos numa banda criada entre amigos e acabou por lançar o seu primeiro single a solo em 2019, de forma independente, intitulado ‘Habitat’. ACY – o seu nome artístico – também lançou, mais tarde, a música ‘Mayday’ com videoclipe, juntamente com a produtora oliveirense Bewave Records.
Aos 12 anos, André Carvalho juntou um vocalista, dois guitarristas, um baixista e um baterista que começaram por tocar ‘covers’ de Nirvana e System Of A Down. Com o passar do tempo, foram evoluindo e tocando outro género de estilos. “Surgiu o hip-hop, estilo que sempre ouvi, mas só depois de experimentar é que me senti bem neste género de música”, contou o músico oliveirense à Azeméis TV/FM.
André Carvalho deu voz à banda em concertos em Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Aveiro enquanto adolescente, o que contribuiu para a sua evolução musical. “Tocar no palco é diferente. É um sentimento totalmente diferente e que puxa imenso por nós”, declarou o músico.
Com a entrada dos membros na universidade, a banda acabou por se separar devido à incompatibilidade de horários. No entanto, no verão de 2019, André Carvalho lançou o primeiro single a solo, ‘Habitat’. “O nome escolhido foi este porque foi como um regresso a casa. Concentrei-me na música e foi assim que entrei no meio novamente”, explicou o oliveirense.
“Na música, sinto-me no meu habitat – no hip-hop, no qual pretendo continuar”, enfatizou. ACY, nome artístico do músico, não ficou por ali e lançou, em 2020, a música ‘Mayday’. “Com esta obra, queria enaltecer o que quero nesta fase da minha vida. Atualmente, estou a estudar e recorri a um alerta de emergência [‘mayday’] para mostrar qual é a minha ambição”, descreveu. Desta vez, ACY não esteve sozinho, contando com a produtora musical Bewave Records para a realização de um videoclipe. “Fez sentido fazer o videoclipe, onde há uma história por detrás da música”, considerou.
Marta Cabral
Partilhar nas redes sociais