22 Mar 2025
“Faremos tudo para que OAZ volte a ser uma grande cidade”
Decorreu na sexta-feira (21), na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Juventude Social-Democrata de Oliveira de Azeméis (OAZ). João Costa, o novo presidente da estrutura, promete “inconformismo” na busca de soluções para os problemas dos oliveirenses.
A cerimónia contou com a presença de figuras centrais para o Partido Social-Democrata, a nível concelhio e nacional. O novo presidente da estrutura, João Costa, que venceu as eleições com o slogan “Compromisso com futuro”, garantiu que os jovens da JSD de OAZ estão empenhados para os desafios que se avizinham, com três eleições durante o primeiro ano e meio de mandato.
“Esta equipa fará de tudo para que, em maio e outubro, Portugal e OAZ voltem a ser um grande país e uma grande cidade e voltem a ser geridos por um grande partido. Para que os jovens deste país e desta cidade encontrem sempre aqui um lugar para se inconformarem e obterem soluções e respostas”, sustentou o presidente.
OS jovens da JSD aproveitaram também o evento para homenagearam a madrinha da estrutura: Helga Correia, adjunta da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão.
“A JSD vai estar ao lado de todas as nossas estruturas, distritais e nacionais. Vamos estar ao lado das nossas concelhias. Vamos estar onde tivermos de estar, onde queiram que estejamos e onde fazemos falta, perto dos jovens, perto de quem é inconformado e de quem procura respostas e não as encontra. Somos a estrutura da inquietação, a estrutura da geração que fala sem pensar, mas também age sem medida e faz acontecer, mesmo questionando. Esta equipa vai ter nas mãos o papel de se fazer ouvir, de inspirar as novas gerações e de se inquietar. Mas acima de tudo, de ouvir, de pensar e de fazer.”
João Costa, novo presidente da JSD de Oliveira de Azeméis
“A JSD não trabalha só para os jovens, trabalha para o concelho e para o futuro, com a expectativa de que o nosso concelho seja cada vez melhor. Conto muito com esta equipa fantástica que o João escolheu. […] Tenho um enorme orgulho em ter muitos jovens na Comissão Política e de perceber que, sem eles, Oliveira de Azeméis não sai do sítio. Temos uma necessidade clara de regeneração.”
Pedro Marques, presidente da Comissão Política do PSD
“O nosso principal objetivo é trabalhar para podermos conquistar a Câmara Municipal. O trabalho feito pelas CM lideradas pelo PSD ainda hoje está à vista de todos. Uma das principais funções que a JSD de OAZ tem é auxiliar o PSD, não só nos atos da campanha, mas também ao envolver os jovens, a construir o programa, colar cartazes, trazer ideias inovadoras para a campanha e, por isso, vocês são muito importantes.”
Silvério Regalado, orador convidado e secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território
“Não há verdadeiras políticas para a juventude: é preciso que transformemos OAZ e é preciso, nestas próximas eleições autárquicas, haver aqui um esforço de todos. A JSD pode e deve ajudar nesse esforço a trazer a mudança que OAZ precisa. No primeiro ano e meio de mandato, vocês vão ter três eleições, por isso, esperamos que estejam cheios de força para começar a trabalhar.”
Carla Rodrigues, ex-vereadora e atual secretária de Estado Adjunta e da Igualdade
“Esta homenagem é uma responsabilidade, porque muitas vezes vemos as J’s como ‘aqueles jovens que fazem política e acenam bandeiras’. Acho que a JSD tem que ser muito mais do que isso: precisamos de jovens motivados, que defendam políticas e que digam aos jovens aquilo que o próprio partido faz. Nas listas às autárquicas temos que ver os jovens em lugares de destaque para poderem defender aquilo que são os seus interesses.”
Helga Correia, madrinha da JSD de OAZ e também adjunta da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão