“O Coreto e o lago tornam a atuação das bandas mágica"

Loureiro Freguesias

A Banda de Loureiro além de atuações no parque e na procissão do Triunfo, será uma das cinco coletividades que terá a sua barraquinha na La Salette com comes e bebes

> Banda de Música de Loureiro vai estar nas Festas de La Salette

As bandas filarmónicas do concelho voltaram a ser requisitadas para as maiores festas do concelho. Já manda a tradição que duas das seis bandas concelhias todos os anos perpetuam o famoso despique de bandas com os concertos no Coreto do parque e acompanham a Procissão do Triunfo no domingo (11 de agosto) com o regresso da Nossa Senhora de La Salette ao seu santuário. Este ano esta responsabilidade cabe à Banda de Música de Loureiro e à Sociedade Filarmónica Cucujanense. Neste sentido, Sara Valente, presidente da Banda de Música de Loureiro, ao Correio de Azeméis, demonstrou-se confiante para a edição deste ano.

Expectativas em alta. “As nossas expectativas para a edição deste ano são as melhores. A Festa de La Salette é a maior festa do concelho, visitam-nos centenas de pessoas durante toda a semana. Tem um cartaz muito apelativo e promissor com atrações diversificadas para todos os gostos e idades. Este ano, a BML participará ativamente, com o Festival das Sopas e no domingo também fará parte da Procissão do Triunfo e da Noite das Bandas, com a Sociedade Filarmónica Cucujanense.”

Banda tem ‘barraquinha’ na La Salette. “Esta festa é proporcional à quantidade de pessoas que atrai, não só do concelho como de concelhos vizinhos. É claro que para nós é uma mais-valia, mas também uma grande responsabilidade, pois precisamos de estar à altura das expectativas gastronómicas dos visitantes. Vamos fazer o nosso melhor para que fiquem satisfeitos com as iguarias que estamos a preparar.”

Uma grande família. “Nós temos a sorte de para além dos músicos, podermos contar com amigos da BML. Diretores, sócios, ex-diretores e ex-músicos, enfim, aquilo que gostamos de chamar, a Família BML, que nos ajuda muito, sobretudo neste tipo de eventos, mas que estão sempre presentes onde quer que a BML esteja, a dar apoio e força.  Contamos também com os nossos músicos que ajudam enquanto executantes da Banda, mas também em todo o tipo de tarefas que sejam propostas.”

A Noite das Bandas e o coreto como palco. “Atrevo-me a dizer que é local ideal para a Noite das Bandas, não imagino nenhum outro lugar. Uma zona tão bonita como o Largo do Coreto e o lago, toda essa zona envolvente, torna a atuação das bandas mágica e atrativa para os espectadores. Um ambiente idílico, só possível nesta zona do parque.”

Um alerta para a organização em edições futuras. “No domingo deviam ter em conta o facto de entre o término da procissão e o início do concerto, os cerca de 140 músicos presentes, terem pouco mais de uma hora para jantar. As bandas não precisam de mais espaço, precisam de ser ouvidas e tratadas com respeito. Tal como somos tratados quando saímos para as festas de outros concelhos do país, sempre com o nome Oliveira de Azeméis no estandarte. Acho justo louvar o esforço que a organização faz para puder enquadrar, não só as bandas como todas as associações do concelho, na Festa de La Salette.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Os 51 anos do 25 de abril em OIiveira de Azeméis
25/04/2025
Oliveirense Bustamante foi segundo em Trancoso
24/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 27 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 26 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sexta-feira, 25 de abril
24/04/2025
Nova creche de Ul vai ter o nome de Aldina Valente
24/04/2025
Escola de Dança Diana Rocha volta a conquistar troféus no All Dance Portugal
24/04/2025
Oliveirense Rui Carvalho no Top10 no arranque do GP O JOGO
24/04/2025