29 Apr 2025
Freguesias Oliveira de Azeméis
: O evento contou com uma aula de Zumba, a presença de barraquinhas dos diferentes clubes seniores do concelho e espetáculos culturais de música, canto, dança e poesia
Evento foi promovido pela Santa Casa da Misericórdia e juntou 15 clubes séniores
O evento decorreu no passado dia 27 de abril, no Parque de La Salette. A iniciativa encontra-se inserida no projeto 'Mais e Melhores Anos’, concebido no âmbito de uma candidatura ao PRR — Plano de Recuperação e Resiliência, que visa fomentar o envelhecimento ativo e saudável, atuando junto de idosos isolados e de 15 clubes seniores do município de Oliveira de Azeméis.
Em entrevista à Azeméis TV/FM, Susana Rocha, psicólogo no ‘Mais e Melhores Anos’, explicou que o projeto tem duas grandes vertentes. “A primeira é combater o isolamento e a solidão das pessoas mais idosas, através de visitas que têm uma vertente de apoio psicológico. Depois, há uma outra vertente, que consiste em intervir e capacitar a rede de clubes seniores, levando-os mais longe na sua autonomia”, explicou.
A educadora social, Margarida Leite, deu também conta de que o evento foi organizado em menos de um mês, com a colaboração de todos os clubes seniores participantes. “Envelhecer não significa paragem ou isolamento, mas significa uma vida contínua de realizações. É isso que queremos transmitir neste projeto, que é intergeracional, e que visa mostrar aos mais novos a importância que têm os mais velhos”, sustentou a educadora, em entrevista.
Por sua vez, Maritza Quintinha, educadora social no ‘Mais e Melhores Anos’, admitiu que o trabalho desenvolvido deixou a equipa de “coração cheio” e com uma sensação de objetivo cumprido. “Espero que isto venha a repetir-se inúmeras vezes e que a comunidade sénior se faça ouvir e valer”, asseverou.
“Os clubes seniores são grupos mais ou menos informais, que existem em praticamente todas as freguesias do concelho. Entendemo-los como sendo uma oportunidade privilegiada de pôr em prática um envelhecimento saudável, ativo, com prática de exercício físico e estimulação cognitiva”
— Inês Lamego, vereadora da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
“Esta candidatura que fizemos ao PRR vem na sequência de outra que fizemos ao prémio BPI. O espírito é mais ou menos o mesmo, mas agora envolvemos também os clubes seniores das várias freguesias. Ou seja, o projeto dedica-se, por um lado, a dar apoio aos idosos isolados que estão em suas casas e, por outro, [a dinamizar] os clubes seniores das várias freguesias do concelho”
— Vítor Machado, provedor da Santa Casa da Misericórdia
“É o primeiro ano e a primeira experiência não está a ser má. Na parte da manhã, o pão foi todo [vendido]. É uma experiência nova e espero que seja para continuar”
— Serafim Andrade, Clube Sénior de Ul
“Reagimos bem [ao convite], mas foi muito em cima da hora. Deveríamos ter tido mais tempo para organizar melhor as coisas. Mas se surgir outro convite, aceitamos”
— Maria Manuela, Clube Sénior de Ossela
“[Vamos usar o dinheiro das vendas] para quando temos que organizar outras coisas, nas quais também temos um porquinho. Quem quiser doar, pode e é livre, não temos que pagar nada certo todos os meses”
— Severa Nunes, Clube Sénior de Pinheiro da Bemposta