A sessão foi marcada pela homenagem aos docentes e não docentes aposentados no último ano letivo
Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2025/2026
O concelho de Oliveira de Azeméis assinalou oficialmente o início do ano letivo 2025/2026 com uma sessão solene que reuniu representantes da Câmara Municipal, diretores de agrupamentos, professores e assistentes educativos. O evento decorreu na escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva e incluiu momentos de reflexão, música e homenagem aos docentes e não docentes aposentados.
A Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2025/2026 de Oliveira de Azeméis, promovida pela Câmara Municipal, marcou oficialmente o arranque das atividades escolares no concelho e reafirmou a importância da educação como pilar do desenvolvimento local. Este ano, o evento decorreu na escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, reunindo diretores, docentes, assistentes técnicos e operacionais, representantes das associações de pais, bem como membros da autarquia e da comunidade.
Na ocasião, o vereador da Educação, Rui Luzes Cabral, deixou uma reflexão profunda sobre o papel da escola na sociedade contemporânea.
Num discurso simultaneamente crítico e inspirador, o autarca abordou temas como o significado do sucesso escolar, a formação cívica dos alunos, o excesso de burocracia nas escolas e a necessidade de equilíbrio entre exigência e humanidade no ensino.
“Não estaremos a esconder às nossas crianças e jovens que no mundo real, por vezes, aprendemos mais quando perdemos? Que nos capacitamos mais, que nos fortalecemos mais quando perdemos?” — afirmou, como que a lembrar que há ocasiões em que o erro também ensina e sublinhando que a educação deve preparar as crianças e jovens para os desafios da vida real, e não apenas para colecionar prémios ou classificações.
A segunda parte da sessão foi dedicada à homenagem aos docentes e não docentes aposentados dos vários agrupamentos do concelho.
>Homenageados da Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2025/2026 (Profissionais docentes e não docentes aposentados entre 2024 e 2025)
Docentes
Agrupamento de Fajões: Maria Gorete Santos; Isabel Maria Moreira; e Sandra Marisa Silva. Loureiro: Adosinda Rocha; Clarinda Perestrelo Ferreira; Eugénia Fernandes. Ferreira de Castro: Aguiar Marques de Almeida Costa; António Pereira Santos. Dr. Ferreira da Silva: José António Albuquerque; Guida Maria Cardoso; Soares Basto: Leonel Martins Silva; Maria Antónia Pinho; Maria Clara Fernandes; Maria Lurdes Silva; Teresa Valente Oliveira.
Não docentes
Fajões: Maria Nazaré Henriques. Soares Basto: Maria Dores Marques, Maria Fátima Ferreira, Maria Fátima Dias e Ilídia Ferreira. Dr. Ferreira da Silva: Delmina Conceição Silva, Maria Cidalina Assunção, Maria Alzira Ferreira e Cristina Pinho Alves. Loureiro: Rosa Florentina Bastos. Ferreira de Castro: Maria Clementina Ferreira e Maria Madalena Brandão.
> Rui Luzes Cabral em discurso direto
A escola e o sucesso
“Com tantos rankings, diplomas de mérito, festas e gratificações, será que não estamos a incutir ns nossas crianças que a vida é apenas feita de sucesso? Não estaremos a criar uma geração que acredita que não pode 'não ganhar', e que tudo o que fazemos tem de ser premiado? Não estaremos a esconder às nossas crianças e jovens que no mundo real, por vezes, aprendemos mais quando perdemos? Conforme diz o nosso povo, não é na queda que aprendemos a levantarmo-nos?”
A escola para formar pessoas
“A escola é uma conquista civilizacional e deve continuar a formar cidadãos para aprenderem, para preparem o seu futuro, para
deixarem às gerações futuras um mundo mais humano e equitativo.Temos hoje mais anos de escolaridade, mas seremos mais sensatos, mais empáticos, mais tolerantes? Se a resposta for não, então temos de continuar o trabalho e dar melhores exemplos.”
A escola não pode ser um laboratório
“A escola não pode ser um laboratório de experiências constantes à custa dos alunos. Precisamos aliviar procedimentos, relatórios, grelhas e plataformas. A escola é um espaço de aprendizagem, um espaço de cidadania, um local de brincadeira saudável, um espaço de respeito e convívio. A burocracia que está a esmagar as instituições, também na escola, é uma luta que temos todos de travar."
A escola e o equilíbrio
“Não devemos esquecer que a escola a tempo inteiro é muito importante para a vida da sociedade, mas não pode ser por inteiro na vida de alguém. Façamos a nossa parte: sermos escola mesmo fora da escola, para que a escola não tenha de ser demasiadamente escola dentro da escola."