9 Apr 2025
> Regulador comprova
Os dados mais recentes da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) mostram que, em média, 26,9% da água que entra nas redes nacionais é perdida antes de chegar ao consumidor. Em Oliveira de Azeméis, o volume de desperdícios é de apenas 17,5%.
Reduzir as perdas nas redes está entre as preocupações da nova estratégia do Governo para a água. Este é um problema crónico no sistema de abastecimento português e os dados recentemente divulgados pela ERSAR comprovam-no.
O relatório 'Caraterização do setor de águas e resíduos' mostra que, em 2023, Portugal desperdiçou 225 milhões de m3 de água. Ou seja, de toda a água que entrou nas redes, durante um ano, 26,9% não chegou às torneiras dos consumidores.
Sobre Oliveira de Azeméis, o relatório mais recente comprova que, em 2023, os desperdícios se fixaram nos 17,5%, um resultado considerado “bom” pelo regulador.
A gestão destas perdas é promovida pela INDAQUA Oliveira de Azeméis, responsável pela gestão de toda a rede do município. Para isso, são combatidas tanto as chamadas 'perdas reais' (fugas, avarias ou roturas) como as 'perdas comerciais', causadas por desvios de água ou erros de medição nos contadores.
“A gestão eficiente das redes de abastecimento é uma prioridade na nossa operação e temos como objetivo reduzi-las de forma progressiva, tal como acontece na generalidade do território português. Até agora, temos resultados positivos, mas queremos que estes se tornem cada vez mais exemplares, contribuindo para a sustentabilidade na utilização dos recursos hídricos deste concelho”, enquadra Nuno Laranjo, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis.
Em 2023, a média de perdas das oito concessões municipais do Grupo INDAQUA fixou-se nos 11%, menos 1,5 pontos percentuais do que no ano anterior.