Oliveira de Azeméis vai ser “o embrião” da geriatria no SNS

Destaques Concelho

Ministra da Saúde lançou o desafio à equipa geriátrica de Oliveira de Azeméis para desenvolver um projeto para criar um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Geriatria e proliferar por “quatro/cinco centros hospitalares de média dimensão e até um de maior dimensão”, para depois estender a todo o SNS.

>Hospital de S. Miguel é o primeiro centro hospitalar com uma unidade geriátrica

Anunciada em 2023, a ULS Entre Douro e Vouga criou uma Unidade de Geriatria, a primeira do SNS, a mesma foi apresentada na passada sexta-feira, com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que desafiou toda a equipa para a criação de um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de geriatria, onde no futuro poderá ser alargado o projeto a todo o SNS, tendo como ponto de partida Oliveira de Azeméis.

A funcionar desde junho passado, a nova Unidade de Geriatria do Hospital de S. Miguel será um exemplo para os restantes centros hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. Do encontro e visita com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, resultou o desafio lançado pela mesma para o desenvolvimento de um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de geriatria.
Conforme explicou à Azeméis TV/FM, Gonçalo Sarmento, médico coordenador pela unidade geriátrica, um CRI “é uma nova metodologia de trabalho em que se avalia constantemente a qualidade dos serviços prestados e tem uma série de incentivos, para que os profissionais continuem a produzir cada vez mais e melhor”, disse.
Também em declarações à Azeméis TV/FM, a ministra Ana Paula Martins, vincou que este “é mais um projeto que pode mudar, se devidamente apoiado, a forma como tratamos os nossos idosos. Por isso o meu desafio foi este. A partir de Oliveira de Azeméis e desta equipa, fazer o primeiro CRI. Vamos legislar e, a partir daqui, termos

Equipa da Unidade Geriátrica do Hospital de S.Miguel, com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins e o presidente do Conselho de Administração da ULS EDV, Miguel Paiva. mais quatro/cinco [centros hospitalares] que possam fazer o caminho que nós precisamos, como noutras áreas no âmbito do PRR.”
Constituída por uma equipa multidisciplinar, esta unidade é coordenada por especialistas do Serviço de Medicina Interna com formação e competência em geriatria, que proporcione uma dinâmica de trabalho capaz de oferecer cuidados específicos e organizados ao doente idoso. A criação da Unidade de Geriatria permite a melhoria dos cuidados prestados à população idosa, aumentar a formação de cuidadores e aumentar a resposta da ULSEDV para os doentes agudos.

“É o primeiro projeto que vejo tão completo na área da geriatria, porque tem várias dimensões. (…). Para o Ministério da Saúde e para as políticas de saúde na área da geriatria dentro do Serviço Nacional de Saúde é pensar que a partir deste projeto, que é um projeto que está consolidado, que já tem muito trabalho, muito pensamento, muito investimento, com equipas multidisciplinares e jovens, é de facto um embrião daquilo que pode ser e devem ser Centros de Responsabilidade Integrada (CRI) de geriatria dentro das áreas de medicina interna, serviços ou departamentos no Serviço Nacional de Saúde.  Vamos a partir de Oliveira de Azeméis, de Entre Douro e Vouga, desta equipa de medicina interna orientada para a geriatria, fazer o primeiro CRI, e vamos legislar no sentido de, a partir daqui, termos mais 4/5 [centros hospitalares] que possam fazer o caminho que nós precisamos.”
Ana Paula Martins, ministra da Saúde, à Azeméis TV/FM

“O desafio é um desafio estimulante, que naturalmente vai ser aceite. Iremos, com a nossa equipa e com o empenho que já está bem claro, preparar, do ponto de vista técnico, um documento para levar ao Ministério da Saúde, para que possamos constituir aqui um Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) no âmbito da geriatria, que será inovador, na medida em que ele ainda não foi realizado em mais lugar nenhum dentro do Serviço Nacional de Saúde. Portanto, vai exigir de nós alguma criatividade, mas eu penso que estaremos à altura do desafio por aquilo que também é a nossa experiência.”
Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração da ULS EDV, à Azeméis TV/FM

“As pessoas mais velhas muitas vezes são pessoas que têm muitas doenças, são pessoas que precisam de cuidados de saúde, mas precisam também de uma intervenção dedicada aos seus problemas para que possam ter mais qualidade de vida e viver melhor. E é isso precisamente que os cuidados geriátricos fazem. (…). [O objetivo é] continuarmos a melhorar, tratar cada vez melhor e sermos reconhecidos, como fomos hoje pela Sra. ministra, como um exemplo de boas práticas para a população mais idosa. Este é um pontapé de saída no nosso SNS, naquela que é uma possibilidade de reabilitação de hospitais que estavam mais desaproveitados e que estão juntos e integrados noutras unidades locais de saúde, como o caso do Hospital São Miguel, e transformá-lo num hospital de vital importância, neste momento, na investigação e no tratamento do doente idoso.”
Gonçalo Sarmento, médico coordenador responsável pela Unidade de Geriatria 

 

Equipa da Unidade Geriátrica do Hospital de S.Miguel, com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins e o presidente do Conselho de Administração da ULS EDV, Miguel Paiva.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveirense está viva na luta pela permanência
25/04/2025
Os 51 anos do 25 de abril em OIiveira de Azeméis
25/04/2025
Oliveirense Bustamante foi segundo em Trancoso
24/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 27 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 26 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sexta-feira, 25 de abril
24/04/2025
Nova creche de Ul vai ter o nome de Aldina Valente
24/04/2025
Escola de Dança Diana Rocha volta a conquistar troféus no All Dance Portugal
24/04/2025