19 Jan 2024
Oposição descontente com “o remendo” que “mais uma vez” se vai realizar no cemitério de Carregosa. Em causa está a construção de mais 20 cubatas no cemitério em 2024, uma solução que a oposição da junta de Carregosa não concorda, querendo o alargamento “urgente” do cemitério
Carregosa> Aumento de cerca de 150 mil euros em relação a 2023
Na última Assembleia de Freguesia de Carregosa, de entre outros assuntos, a discussão do Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos 2024 foi o principal tema debatido, aprovado com a abstenção da bacada da oposição, num total de orçamento para o próximo ano de aproximadamente 450 mil euros.
João Moreira, secretário da junta, começou por explicar os investimentos que estão previstos por parte do município a efetuar em Carregosa. “Foram submetidas a concurso público a empreitada para a requalificação de nove vias, assim como, a Zona Industrial do Nordeste, as quais ganharam concorrente e o processo está a decorrer”, começou por anunciar o secretário, que referiu estarem previstas as obras concluídas em 2024, bem como ainda a realização de obras no centro de saúde “no âmbito da delegação de competências na área da saúde”, prosseguiu.
Outras das ambições do executivo carregosense é ver o coberto do Centro Escolar de Azagães concluído, o qual esperam ver concretizado no ano de 2024, tal “como a E.B.2.3 de Carregosa que continuamos a acompanhar junto da câmara e a insistir para que seja inserida no plano de recuperação”, mencionou João Moreira.
Este prosseguiu e enumerou algumas ruas da freguesia que o executivo pretende que sejam requalificadas ao longo do próximo ano. “Nomeadamente, a Rua Manuel Joaquim Tavares da Costa, em Teamonde, o restante asfaltamento do cruzeiro até à capela. A Rua Presa do Rei, com a conclusão dos passeios e condução de águas pluviais, tal como na Rua de Santo António. Asfaltamento na Rua de Baixo, na Travessa Chão do Rio, na Rua da Nossa Senhora, em Arrifaninha, na Rua do Olhó e na Rua do Perrim. São estas as ruas que também estamos a insistir junto da câmara para serem incluídas noutros trabalhos.”
Com um total de 450 mil euros de orçamento para 2024, sendo as transferências de subsídios a principal receita da junta de freguesia, todas as restantes receitas advêm das taxas/ emolumentos e dos rendimentos de propriedade com a utilização de espaços da junta de freguesia como o auditório.
Das obras anunciadas a junta de Carregosa também pretende avançar para a parte seguinte do Parque Verde, “com a definição de trilho pedonais, a valorização da zona ribeirinha e a colocação de uma churrasqueira junto à zona de merendas”, explicou João Moreira. A substituição do telhado do auditório do palco externo, a requalificação das escadarias da praça e do parque infantil, projetar a requalificação da Avenida da República, e criação de mais 20 cubatas no cemitério, são outras das obras que o executivo pretende realizar.
Depois de feita a apresentação, do lado da bancada da oposição, António Aguiar foi o primeiro a intervir, que apesar de se mostrar satisfeito com o valor estipulado no orçamento para 2024 e com as intenções de trabalho por parte do executivo, este lembrou a baixa taxa de execução dos orçamentos de anos anteriores. “Em 2023 o orçamento era de 290 mil euros e verificamos que 35% do orçamento foi concretizado, fica um pouco de água na boca. Não passa muito além de propostas, apesar de eu entender que são boas”, referiu.
António Aguiar à semelhança dos outros elementos da oposição, lembrou ainda o antigo projeto que estava delineado para o alargamento do cemitério e “que mais uma vez vai ser remendado”, referiu-se o deputado ao anúncio da construção de mais 20 cubatas, que vão ficar no corredor principal.
João Moreira, secretário da junta, em resposta reconheceu “que este era um remendo, mas é um objetivo nosso adquirir o terreno necessário para alargar o cemitério”, disse.