25 Feb 2025
Cesar Balanço Autárquico Autárquicas 2025
Depois da Casa da Gastronomia e do Núcleo da Ruralidade, são dois os próximos projetos para a “nova centralidade de Cesar”
> As ideias para a transformação da “nova centralidade de Cesar”
São dois os principais projetos que o presidente da Junta de Freguesia de Cesar, Augusto Moreira, ‘deixou na gaveta’ e que iriam dinamizar ainda mais aquela que o autarca considera ser a “nova centralidade” de Cesar, a antiga Casa do Monte.
Desde a requalificação da Casa Grande na antiga Casa do Monte, passando por uma pista de atletismo para a Villa Cesari, foram duas das ideias partilhadas pelo presidente de Cesar para o futuro da freguesia durante entrevista à Azeméis TV/FM.
Investimento de dois milhões para a Casa Grande
Situada na antiga Casa do Monte, que recentemente foi requalificada, dando espaço à centralidade desejada pelo autarca no início do primeiro mandato, com a Casa da Gastronomia e o Núcleo da Ruralidade, está a Casa Grande, um projeto onde “são precisos cerca de dois milhões para recuperar”.
O objetivo passa por transformar a casa “para um alojamento ligado ao turismo ou para situações ligadas à saúde ou à terceira idade”, confessou Augusto Moreira em entrevista à Azeméis TV/FM. Atualmente “tem existido alguns investidores, só que neste momento, como o PDM ainda não saiu, o terreno adjacente à casa não dá para construção, isto não tem dado grandes hipóteses para os investidores. Nós estamos a tentar resolver essa situação”, revelou o autarca cesarense.
Pista de atletismo para a Villa Cesari
Além da transformação da Casa Grande, um dos projetos referidos pelo presidente da Junta de Freguesia de Cesar, Augusto Moreira, foi a criação de uma pista de atletismo para a Villa Cesari.
“A Villa Cesari tem neste momento uma equipa de atletas muito boa, mas não têm condições. Eles têm resultados ótimos, sem condições, andam em casas emprestadas, e o objetivo é nós fazermos lá [na envolvente da antiga Casa do Monte], [algo] para eles poderem usar, que dê para a corrida, salto em altura, salto em comprimento. Estamos a fazer o projeto”, afirmou o autarca cesarense, tendo acrescentado que a câmara municipal está “recetiva à situação e, como a Villa Cesari é uma associação juvenil, nós também temos, com certeza, apoios do IPDJ, portanto, vamos criar aqui uma sinergia de esforços no sentido de tornarmos realidade esta pista”.