16 Oct 2024
Natural de Cesar, foi um pioneiro na indústria do calçado
No final do mês de setembro, no dia 23, partiu Fernando Henriques, o empresário de Cesar que tinha 89 anos e fundou a F.J. Henriques. Uma referência na indústria de calçado tendo sido um dos pioneiros em Portugal a produzir sapatos para grandes marcas da moda, como é exemplo a Prada. O ‘sr. Fernando Henriques’, como era conhecido, foi ainda antigo presidente da Junta de Freguesia de Cesar, na época da passagem do Estado Novo, para a Democracia. Na passada Assembleia de Freguesia de Cesar foi aprovado por unanimidade um voto de pesar à sua pessoa e que já foi entregue à família.
O Correio de Azeméis ouviu algumas dos seus amigos e entidades que o conheceram em vida e que o descrevem como alguém que “nos marcou a todos.”
“Era um dos maiores amigos do meu pai [Ângelo Azevedo, ex-presidente da câmara municipal] desde o seu tempo de juventude. Lembro-me que quando meu pai teve o AVC e ficou numa cadeira de rodas, o sr. Fernando foi o amigo dele que esteve sempre do lado dele a apoiá-lo. Tenho muitas histórias de saídas em conjunto, as nossas famílias era muito próximas. Recordo-me que tinha um gosto particular por carros, tanto ele como o meu pai foram das primeiras pessoas do concelho a ter um Citroën CX. Em nossa casa todos usávamos sapatos produzidos na empresa do sr. Fernando, era uma marca reconhecida internacionalmente. Foi um empresário de referência com uma longevidade até aos seus 89 anos, que até há poucos meses ainda o vi a conduzir o seu carro. Era um homem extremamente alto e elegante de boa presença. Foi uma pessoa que nos marcou a todos.”
Martim Azevedo, filho de Ângelo Azevedo, antigo presidente da câmara municipal e amigo de infância de Fernando Henriques
“Uma notícia bem triste a do falecimento do senhor Fernando. Um dos grandes empresários do concelho de Oliveira de Azeméis na área do calçado trabalhando para as grandes referências mundiais. A F. J. Henriques foi das primeiras empresas portuguesas a trabalhar para grandes marcas como é a Prada entre muitas outras. Gostava imenso de o ouvir contar histórias. Estamos mais pobres no concelho de Oliveira de Azeméis em geral e a freguesia de Cesar em particular. Sentidas condolências para toda a sua família e amigos. Descanse em paz Sr. Fernando.”
Hermínio Loureiro, ex-presidente da câmara municipal
“Na qualidade de amigo, mas também na qualidade de Presidente da Assembleia de Freguesia de Cesar, tendo ocorrido o falecimento do Sr. Fernando Henriques, associo-me de modo solidário a este momento doloroso a toda a família. O Sr. Fernando Henriques foi um homem dedicado à causa pública, nomeadamente, enquanto presidente da junta de freguesia de Cesar. Foi também um homem solidário – gesto muito nobre de benemerência que prestou a instituições locais, um empresário de sucesso que soube gerar postos de trabalho, inovar no seu setor e tornar-se uma referência enquanto industrial na área do calçado.”
Carlos Costa Gomes, presidente da Assembleia de Freguesia de Cesar
“A pessoa do senhor Fernando Henriques a nível de apoio às instituições em Cesar e principalmente como sendo ex-presidente da Junta de Freguesia de Cesar foi muito relevante, com muita obra feita e capacidade e nesse aspeto dar-lhe o agradecimento especial por ter contribuído para a terra que temos hoje.”
Augusto Moreira, presidente da J. F. de Cesar