Em
Correio de Azeméis

30 May 2022

Politicamente (in)correto

CHEGA

Manuel Almeida *

Amanhã comemora-se mais um Dia Mundial da Criança, e certamente não faltarão eventos dedicados às nossas crianças, e muito bem!
Mas, devemos aproveitar esta data para refletir sobre o que temos feito e que caminho devemos seguir para deixarmos um bom legado e prepararmos o futuro das nossas crianças.
Nos últimos 10 anos assistimos a uma quebra significativa da taxa de natalidade no nosso País, ao aumento da idade média das mães que passou dos 25 para os 30 anos e assistimos também ao aumento da diferença entre população com mais de 65 anos e população jovem. Isto é preocupante!
Não sou expert na matéria, mas existem vários factores que estão a contribuir para este inverno demográfico e muitos destes factores podem e devem ser atenuados. Os decisores do nosso País têm e devem pensar de forma diferente este tema e agir o quanto antes. São necessárias políticas direcionadas para os casais jovens!
Todos sabemos que cada vez é mais difícil um jovem casal encontrar uma casa para comprar ou mesmo para alugar, tal é o sucessivo aumento do custo de vida e a consequente perda do poder de compra, o que faz com que os nossos jovens permaneçam em casa dos pais durante mais anos; as burocracias, requisitos para a aquisição de habitação e todas as taxas e taxinhas inerentes, são outros dos principais obstáculos. É imperativo agilizar e simplificar todo este processo!
Oliveira de Azeméis não é excepção e por cá também podemos e devemos simplificar, agilizar e incentivar.
Os decisores autárquicos do nosso Concelho não podem teimar em ficar com a taxa máxima de IRS, quando temos concelhos vizinhos que reduziram e muito esta mesma taxa, porque desta forma não apoiamos os Oliveirenses e corremos o risco de alguns se deslocarem para outros concelhos, como tem acontecido.
Temos que criar as condições necessárias para a fixação de jovens casais no nosso Concelho e incentivar a natalidade.
É necessário criar condições para as nossas crianças crescerem e desenvolverem em segurança e de forma saudável neste belo concelho que muito tem para dar, basta existir coragem politica para o fazer.
As crianças de hoje serão os adultos de amanhã, mas também vivem e participam intensamente do aqui e agora!
* Presidente da Comissão Política  Concelhia do CHEGA
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveirense está viva na luta pela permanência
25/04/2025
Os 51 anos do 25 de abril em OIiveira de Azeméis
25/04/2025
Oliveirense Bustamante foi segundo em Trancoso
24/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 27 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 26 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sexta-feira, 25 de abril
24/04/2025
Nova creche de Ul vai ter o nome de Aldina Valente
24/04/2025
Escola de Dança Diana Rocha volta a conquistar troféus no All Dance Portugal
24/04/2025