Profissões sem trabalhadores

Bilhete Postal

Eduardo Costa*

Não há mão-de-obra para algumas profissões. Construção e hotelaria, por exemplo. E não só! Há ainda muito desemprego, mas muitos trabalhadores desempregados não querem essas profissões. Estão no seu direito. Esta realidade obriga a medidas que resolvam o problema. Mão-de-obra estrangeira surge sempre como uma solução.

Acontece que, para uma empresa que queira contratar um trabalhador estrangeiro, as dificuldades burocráticas são um calvário. Há casos com mais de um ano a aguardar uma resposta. Ora, uma empresa quando precisa de trabalhadores é para o imediato. Não dispõe de tempo para esperar pela burocracia.
O problema agudizou-se na retoma da economia, no decurso da pandemia. Muitos trabalhadores foram dispensados. Muitos não querem regressar ao mesmo trabalho. Ou não querem mudar de ramo.
Por uma razão ou outra, há setores que não estão a conseguir retomar a atividade por falta de trabalhadores. Contratar trabalhadores estrangeiros, à falta de nacionais, tem que ser uma prática. Há que facilitar e desburocratizar a contratação de estrangeiros, sempre que não haja trabalhadores nacionais. O país não pode parar. Precisamos de ajudar as empresas a produzir. Sem empresas saudáveis não há saúde na economia. A do país e a dos bolsos de cada um.
* jornalista, presidente da 
Associação Nacional da Imprensa Regional
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveirense está viva na luta pela permanência
25/04/2025
Os 51 anos do 25 de abril em OIiveira de Azeméis
25/04/2025
Oliveirense Bustamante foi segundo em Trancoso
24/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 27 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 26 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sexta-feira, 25 de abril
24/04/2025
Nova creche de Ul vai ter o nome de Aldina Valente
24/04/2025
Escola de Dança Diana Rocha volta a conquistar troféus no All Dance Portugal
24/04/2025