2 Sep 2025
PSD-CDS/PP Pindelo Autárquicas 2025
Rui Monteiro avança por Pindelo
> Rui Monteiro (AD) apresentou candidatura à JF de Pindelo
Pindelo voltou a ser independente, e elegerá novamente o seu executivo. Pela Aliança Democrática avança Rui Monteiro, natural da freguesia de Pindelo, e que ocupa atualmente o cargo de presidente da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo para o qual foi eleito há quatro anos… pelo Partido Socialista. Neste regresso de Pindelo como freguesia independente, Rui Monteiro quer devolver o orgulho à população. “Vamos fazer uma coisa essencial, que é devolver o orgulho à população. Para nós isto é fulcral”, diz o candidato da Aliança Democrática. “E, para isso, vamos limpar, lavar, cuidar, pintar, tratar, e aguentar aquilo que é nosso”, acrescenta.
Rui Monteiro diz também que, caso seja eleito, a proximidade estará na base da sua ação. “Queremos estar presentes e próximos. Prometemos não virar a cara aos problemas, e muito menos à população. Queremos uma junta próxima da população, mesmo que não haja nenhuma emergência para resolver ou para tratar. Mas, sobretudo, para escutar”, avança.
Sendo a política de proximidade a base, depois há lugar para os sonhos. Aproveitando a instalação dos já famosos Passadiços de Pindelo, e a necessidade premente de uma bolsa de estacionamento que sirva este equipamento, Rui Monteiro garante que irá pressionar pelo alargamento da Rua do Assentadinho que liga a freguesia de Pinhão a Pindelo. O candidato já apelidou da alameda do futuro. “O alargamento, com lugar à construção de passeios, iria melhorar e dignificar esta via de acesso de ligação entre Pinhão e Pindelo. E este alargamento iria proporcionar a criação de bolsas de estacionamento para servir os Passadiços de Pindelo”, explanou.
Pavilhão multidisciplinar
Uma das primeiras ações de Rui Monteiro enquanto presidente, anuncia, será a promoção de uma reunião com as associações. “As associações não têm dinheiro e algumas não têm instalações. A primeira coisa que farei é juntar as associações nesta sala [o auditório da Junta de Freguesia de Pindelo] para perceber as suas necessidade”, informa.
Há uma preocupação sobre as associações ligadas ao Carnaval. “Pretendemos promover a construção de um pavilhão multidisciplinar onde as associações ligadas ao Carnaval de Pindelo possam armazenar o seu equipamento e que tenham um espaço para as suas atividades. Este pavilhão será também usado por todas as associações que necessitem”, avança Rui Monteiro.
Para promover o crescimento da população na freguesia, o candidato da AD avançou também com uma outra promessa: “Vamos dar um cheque-bebé a cada criança que nasça na freguesia”.
“O PS nunca quis a desagregação”
Pindelo vai voltar a ter um executivo de Junta de Freguesia, após a conclusão da desagregação com Nogueira do Cravo. Na apresentação de Rui Monteiro, o presidente da comissão política e candidato à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Pedro Marques, expôs uma situação que nunca pensou ter de fazer, para colocar um ponto final “nas informações erradas” que circulam nos bastidores.
“ Nós sabemos que a desagregação das freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo foi um processo mal conduzido.Foi o PSD da Oliveira de Azeméis que resolveu o problema. Anda muita gente aí fora a dizer que foi o PS que resolveu o problema, mas o PS nunca quis verdadeiramente a desagregação destas duas freguesias”, denunciou Pedro Marques.