"Queremos apresentar um programa que vá de encontro às expectativas das pessoas"

Oliveira de Azeméis

Festas em honra de Nossa Senhora de La Salette, decorrem entre os dias 3 a 11 de agosto

As festas em honra da Nossa Senhora de La Salette, decorrem entre os dias 3 a 11 de agosto. O cartaz das festividades, foi apresentado recentemente no Santuário de Nossa Senhora de La Salette.

Este ano o programa foi organizado dentro das possibilidades da comissão de festas e contará com grupos folclóricos, a tradição do programa das papas e o festival das sopas, entre tantas outras atratividades. A primeira edição do festival das sopas inaugurou-se o ano passado, e, devido a ter sido uma fórmula de sucesso, este ano a comissão de festas decidiu manter: “Houve quem nos criticasse, mas o que é certo é que foi um sucesso, todos gostaram, todos venderam bastante sopa, houve sopas muito boas”, sublinhou Manuel Peixoto, presidente da comissão de festas.

Outra iniciativa que se manteve foi a noite de fados. Este ano estarão presentes uma fadista de Coimbra e uma de Lisboa. Apesar do festival folclore não ter estado presente o ano passado, este ano regressa com duas associações da terra, com o Grupo Folclórico Cravos e Rosas e o de São Miguel de Azagães. O festival contará ainda com a presença do grupo Grupo Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, Grupo Folclórico de Castrovães, Ostwestfälischer Volkstanzkreis Geseke-Swizotten e.V e The Irish National Folk Company, adiantou o presidente da comissão de festas em entrevista ao Correio de Azeméis.

 

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, também marcou presença neste encontro e declarou que um dos grandes objetivos é “recuperar progressivamente a grandiosidade” desta festividade: “Queremos apresentar um programa que vá de encontro às expectativas das pessoas. É evidente que hoje existem muitas outras ofertas, a oferta é muito mais vasta do que existia há 50, 60, 70 ou 80 anos atrás, mas o que importa é que nós tenhamos a capacidade de ter um programa que seja cada vez mais inovador, que seja cada vez mais adaptado e mais adequado àquilo que as pessoas ambicionam, mas mantendo sempre aquilo que é o tradicionalismo das festas. Esta é uma festa de cariz popular, de cariz religioso e essas vertentes têm de continuar a ser afirmadas, independentemente das dinâmicas que nós consigamos trazer para o programa.”

Este ano também vai ser ainda possível contar com o artesanato local: “O artesanato faz parte da identidade das festas, é muito importante existir e dou os parabéns à comissão de festas por ter tido essa preocupação de continuar a afirmar a necessidade de termos a presença do artesanato local e da região também presente no programa das festas”, rematou o autarca.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
A lista do Chega candidata à Assembleia Municipal liderada por Ema Azevedo
26/08/2025
McDonald’s de Oliveira de Azeméis é inaugurado no dia 2 de setembro
26/08/2025
Faleceu filha do escritor Ferreira de Castro
26/08/2025
Helga Correia (AD) inclui presidentes de junta em exercício, uma eurodeputada e juventude na lista candidata à Assembleia Municipal
25/08/2025
Lista da Assembleia Municipal do PS liderada por Amaro Simões apresenta poucas novidades
25/08/2025
Livre apresenta lista jovem à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
24/08/2025
Bura garantiu a vitória frente ao Sporting B
24/08/2025
Vitor Januário (CDU) escolhe uma lista maioritariamente composta por independentes
24/08/2025