Querer mais para Macieira é palavra de ordem

Macieira de Sarnes Autárquicas 2025

No que toca a prioridades os candidatos concordam com "o quê", mas divergem no "como"

> Macieira de Sarnes em debate

Filipe Marques (PS), Eurica Alves (CDU) e Carla Freitas (AD/PSD-CDS) apresentaram as ideias para Macieira de Sarnes no debate promovido pela Azeméis TV/FM.

 

“Macieira precisa de respostas concretas e de um projeto ambicioso mas realista. As primeiras prioridades são a requalificação do cemitério e capela mortuária e concluir as obras de saneamento que ainda estão pendentes, além de transformar o Parque da Vessada.
Defendemos a criação de faixas de gestão de combustível em parceria com a Proteção Civil e bombeiros, para reduzir o risco de incêndios. Propomos reforçar o cheque-bebé em 20%, manter o Passeio Sénior e lançar o ‘Convívio dos Avós’, juntando avós e netos, e trazer consultas regulares de proximidade em articulação com o Centro de Saúde e a farmácia local. É urgente desbloquear a zona industrial, dar soluções aos proprietários e atrair novas oportunidades de habitação. 
Há medidas de futuro que temos de começar já: aumentar a eficiência energética dos edifícios públicos, criar um parque multifuncional com percursos de caminhada, lagoa e espaço de lazer, e avançar com um centro cívico capaz de acolher eventos culturais e prestar serviços públicos.”
Filipe Marques (PS)

“Temos de intervir urgentemente em estradas que precisam de lombas, passadeiras e melhor sinalização. Os passeios têm de ser requalificados, porque não servem pessoas com mobilidade reduzida, e a iluminação pública melhorada.
Defendo a revisão do PDM lembrando que Macieira precisa de mais áreas habitacionais, não apenas de uma zona industrial. Lutar pela redução das tarifas é essencial: os macieirenses não podem continuar a pagar mais que os vizinhos.
Acredito em valorizar o que já temos: recuperar tanques, fontes e zonas ribeirinhas, transformando-as em locais de convívio e identidade. O Campo da Vessada precisa de estar aberto e disponível, sem portões nem restrições.
Precisamos de campanhas mais eficazes de proteção da floresta e de uma limpeza regular de terrenos para reduzir riscos. 
Por fim modernizar a imagem da junta com um site atualizado, redes sociais ativas e uma comunicação que mostre Macieira ao concelho e ao país.
Defendemos a criação de um lar de idosos e centro de dia e a diversificação da oferta desportiva para crianças, idosos e para os adultos que querem cuidar da sua saúde.”
Eurica Alves (CDU)

“Queremos trazer mais desenvolvimento a Macieira. Para isso é essencial a revisão do PDM e permitir a criação da zona industrial, fundamental para dinamizar a freguesia. Queremos desbloquear obras que se arrastam, como a abertura da Rua das Laboeiras, e concluir o saneamento em locais onde ainda falta, como na Rua de Mato Grosso e na Pedra Branca. Na Capela Mortuária, uma requalificação mais simples, mas funcional.
Pretendemos criar um transporte comunitário, aproveitando a carrinha da Junta em articulação com as associações, para ajudar quem não tem transporte próprio. Em termos de lazer, valorizar o nosso património natural com passadiços e trilhos até Nogueira, bem como requalificar o Campo da Vessada.
Além de manter o Passeio do Idoso gratuito é prioritário construir um lar, um centro de dia e um infantário. Enquanto isso não acontece, quero implementar apoio domiciliário para idosos em situação de solidão. Por fim, manter o apoio às associações da freguesia.”
Carla Freitas (AD/PSD-CDS)
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Conceito novo promete ser diferente na região
3/10/2025
"Queremos dar relevo às coletividades"
3/10/2025
Mais de 70 Minis marcaram presença na celebração dos 28 anos
3/10/2025
Animação não faltou em Azagães
2/10/2025
110 utentes animaram “Tarde Branca”
2/10/2025
Mérito de 23 alunos foi enfatizado pelo Rotary Club
2/10/2025
Belisa Silva Hairstylist: um novo espaço no coração da cidade
2/10/2025
“Caminhar pela Saúde” e pelo IPO do Porto
2/10/2025