Pela Associação Recreativa e Cultural de Loureiro
A Associação Recreativa e Cultural de Loureiro inaugurou, a 2 de julho, as obras de melhoramento na Quinta do Barão. No total, a requalificação teve um custo de 176 mil euros, com uma candidatura feita à ADRITEM, que contribuiu com 80% do valor, e o restante suportado pela associação.
Manuel Pires, presidente da Associação Recreativa e Cultural de Loureiro há 22 anos, em entrevista à Azeméis TV/FM, refere que este foi um dos principais objetivos alcançados para este ano, tendo sido feito “passeios, com algumas máquinas de desporto. Foram colocadas mesas de lazer e plantadas algumas árvores. Fornecer eletricidade à casa da associação e portas novas no seu interior”, explicou Manuel Pires.
Foi em 2019 que a candidatura foi feita e só agora viu a ser concretizado, uma obra classificada pelo presidente da associação como “para o povo”, e acrescenta, “foi um trabalho em prol da freguesia, concelho e de todos, e esse sempre foi o prazer da associação em fazer a obra”, rematou à Azeméis TV/FM.
Este foi assim um dia que, além da inauguração das obras, festejou-se também os 42 anos da Associação Recreativa e Cultural de Loureiro e os 152 anos do Palacete da Quinta do Barão.
“Estas obras complementam uma excelente resposta que já existe neste núcleo. Este é um lugar de eleição, raro até, é muito difícil encontrarmos uma associação com este património, com esta resposta diversificada, que tem repostas ao nível desportivo, cultural e lazer. Portanto, a importância para freguesia é total. Estamos a falar de um local, onde a vida acontece todos os dias, e excelentes condições para promover iniciativas.”
Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal
“A Quinta do Barão já é um ícone para a freguesia, todas as obras que se fizerem para melhorar e torná-la mais atrativa são muito importantes para nós. Enquanto presidente e loureirense, sinto orgulho das nossas associações, tudo o que eles possam fazer para melhorar e atrair mais pessoas é muito bom.”
José Queirós, presidente da JF de Loureiro
“Para nós é uma alegria estar aqui, depois de tantos anos de convívio, de ligação e parceria, que já somos amigos desta casa e muito menos institucional. O presidente da associação é um empreendedor nato, este projeto é caracterizado pela sua resiliência.”
Teresa Pousada, diretora da ADRITEM