20 Apr 2024
Grupo de Macieira de Sarnes, ‘Trevas à Toa’ foi encarregue de animar a tarde
A Associação de Reformados e Pensionistas de Carregosa (ARPC) celebra hoje, dia 20 de abril, o seu 19º aniversário. A festa contou com a presença de dezenas de sócios numa tarde de convívio na sede da coletividade, tendo ainda havido a atuação do grupo musical de Macieira de Sarnes, ‘Trevas à Toa’.
Em declarações à Azeméis TV/FM, Firmino Teixeira, presidente da Associação de Reformados e Pensionistas de Carregosa explicou que, apesar de ser uma associação “bastante numerosa a nível de sócios”, o principal objetivo da mesma é “o convívio das pessoas, que elas venham para cá se divertirem um bocado e não estarem sozinhas em casa”. A sede, que se encontra aberta praticamente todos os dias, serve de refúgio para muitos dos reformados e pensionistas da freguesia, existindo mesmo uma pessoa que, de acordo com Firmino Teixeira, “quando a sede não está aberta fica um bocado desolada porque não sabe para onde ir. É uma pessoa de quem tenho uma grande consideração”.
Com bastantes sócios e amigos a marcarem presença no aniversário, um deles foi Rogério Bastos, sócio fundador da associação que, em declarações à Azeméis TV/FM explicou que a ideia de criar a associação “foi de outro colega [Elísio Bastos], que ao ver, penso que foi em Cortegaça, algo parecido, decidiu criar. Primeiro tratamos de arranjar o espaço. Foi o falecido senhor Paiva, que fez o favor de gratuitamente durante vários anos nos ceder o espaço e depois fizemos obras para que isto funcionasse”.
Com 14 sócios fundadores, Rogério Bastos é o terceiro, e sentia-se orgulhoso em “ver que esta associação, sem qualquer ajuda, sobrevive”. Rogério prosseguiu referindo que, como desejo de aniversário, “queria que a câmara tomasse atenção e subsidiasse com alguma coisa esta associação, porque penso que é muito útil, porque não é só para os carregosenses. Temos gente de fora da nossa freguesia, que vêm para aqui todos os dias”.