22 May 2024
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge sentia-se orgulhoso desta inauguração
Na passada quarta-feira, São Martinho da Gândara assistiu à requalificação da Escola Básica do Brejo, uma obra que custou cerca de 390 mil euros e que contou com financiamento comunitário no âmbito do NORTE 2020. Apesar do “dia feliz”, a diretora do agrupamento de escolas ao qual pertence a Escola do Brejo, não esqueceu a necessidade de requalificação de outras escolas.
A requalificação da Escola Básica do Brejo era uma reivindicação “antiga”, começou por esclarecer António Marques, presidente da J.F. de São Martinho da Gândara, aos microfones da Azeméis TV/FM. A freguesia já teve quatro escolas que foram fechando ao longo do tempo. Até agora, a Escola Básica do Brejo tinha apenas quatro salas para quatro turmas do primeiro ciclo e uma do jardim de infância, o que levou ao recurso de um contentor, que funcionava como sala, há alguns anos. Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal realçou que “são estas as obras que enchem o coração de um autarca”, destacando a requalificação de toda a área envolvente à escola. Já Ana Rio, diretora do Agrupamento de Escolas de Loureiro, da qual faz parte a Escola Básica do Brejo, descreveu um “dia feliz, mas sem esquecer que neste momento temos as duas escolas com 2º e 3º ciclo que aguardam requalificação e ampliação. A Escola de Loureiro e a Escola José Pereira Tavares, em Pinheiro da Bemposta, já constam numa lista do Ministério da Educação como prioritárias para serem requalificadas”.
“Nós, muitas vezes, concentramo-nos no espaço escola , mas também o espaço exterior à escola é muito importante para o sucesso da aprendizagem e nós achamos que esta escola reúne todas as condições para que esta freguesia possa ambicionar cativar mais crianças para este estabelecimento de ensino”.
Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal
“Há cerca de dez anos que estamos a insistir na requalificação, chegamos a ter vários dirigentes de associações de pais que chegaram a acreditar que não era possível. Nós tivemos sempre esperança de conseguir e está aqui o resultado final, comprometemo-nos e conseguimos”.
António Marques, presidente da JF de S.M. Gândara
“Uma obra muito aguardada, numa escola que não estava dimensionada para o número de alunos e turmas. Uma obra que nos vem proporcionar condições dignas para trabalhar, para as crianças crescerem e estarem em pé de igualdade com crianças de outras localidades”.
Ana Rio, diretora do Agrp. de Escolas de Loureiro
Veja aqui as fotos da requalificação da EB1 do Brejo.