13 Nov 2025
A Fundação Manuel Brandão celebrou 5 décadas de existência
50º aniversário da Fundação Manuel Brandão
A Fundação Manuel Brandão, em Cucujães, festeja hoje o seu 50º aniversário. A celebração tem lugar nas instalações da fundação, e iniciou às 15h. A sessão começou com a atuação da associação desportiva e cultural de amor à dança. Estiveram presentes Carla Rodrigues, secretária de estado, Helga Correia, deputada, e Inês Lamego, vereadora da CMOA.
Durante as celebrações foi entregue uma pintura feita pela artista Elisabete Leite, que representa o lar, e também foi dada uma recordação à equipa que diariamente está presente e ajuda a cuidar dos idosos que habitam na Fundação Manuel Brandão.
Domingos Ferreira, presidente da direção, refletiu sobre os 50 anos de existência da fundação, que, desde a sua existência “assumiu uma missão clara: ajudar quem mais precisa, promovendo a qualidade de vida, a integração social e a viabilidade a um lar”, e acrescenta que a fundação não é apenas uma instituição, mas um “símbolo de afeto e proximidade”.
A secretária de estado, Carla Rodrigues, enalteceu a diferença que as pessoas que trabalham no lar fazem na vida de quem lá está. “Ao longo destas cinco décadas, a Fundação Manuel Brandão tem sido muito mais do que uma entidade prestadora de serviços sociais. Tem sido um lugar de encontro e de cuidado. Um espaço de dignidade e de pertença, um verdadeiro pilar da nossa comunidade”, afirma.
Elisabete Barnabé, presidente da junta, através de uma mensagem enviada à fundação, felicitou pelos seus “50 anos ao serviço da comunidade, pautados por uma missão de solidariedade, educação e humanismo que deixou tantas marcas profundas, em tantas vidas.” Desejou ainda “que este marco simbólico, inspire novas gerações a continuar esta obra com o mesmo espírito de serviço, esperança e humanidade.”