31 Mar 2022
Filial portuguesa da empresa alemã está 100 por cento implementada em oliveira de azeméis
Fundada em 1980, a Schneider Form Moldes é uma empresa dedicada à produção de moldes metálicos para injeção de plástico. Desde 2006 é detida por um grupo Alemão e foi em 2016 que encontrou em Oliveira de Azeméis, na Área de Acolhimento Empresarial de Ul/ Loureiro, “um espaço adequado à implementação do seu projeto de crescimento e de inovação”, face à sua localização geográfica e ao potencial de melhoria ao nível das suas infraestruturas que apresentava. Em Portugal, a empresa emprega 124 trabalhadores e, para 2022, espera uma faturação na ordem dos 16.5 milhões de euros.
Em 2020 inaugurou novas instalações, na mesma zona industrial, que permitiram um crescimento da capacidade produtiva e da capacitação tecnológica da SF Moldes. A empresa aposta constantemente na inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico ao nível dos processos produtivos através de “iniciativas inseridas no contexto da Indústria 4.0 para suportar o objetivo de aumento da cadeia de valor e disponibilização de soluções de valor acrescentado às empresas clientes”, referiu a empresa em declarações ao Correio de Azeméis.
Para além disso, adota processos produtivos “mais verdes e eficientes” através de sistemas, metodologias e tecnologias que promovem a “eficiência energética e a racionalização de consumo e uso de materiais”.
A SF Moldes conjuga várias metodologias de produção avançadas: o CAD (Computer Aided Design), CAM (Computer Aided Manufacturing), CAE (Computer Aided Engeneering), CAQ (Computer Aided Quality) e CIM (Computer Integrated Manufacturing). Dedicada, sobretudo, ao desenvolvimento, produção e comercialização de moldes metálicos destinados ao setor automóvel, a SF Moldes tem uma vertente fortemente orientada para a exportação. O mercado europeu é aquele em que detém os seus principais parceiros comerciais, mas também tem estabelecido relações de proximidade com os EUA e a África do Sul.
Na SF Moldes o “espírito empresarial para detetar oportunidades de negócio” é a chave para o sucesso de um empresário. “Isso implica possuir o conhecimento, criatividade, meios de financiamento e iniciativa para, em equipa, enfrentar a incerteza e riscos inerentes e transformar essas oportunidades em criação de valor”, concluiu a empresa de moldes.
Empresa reconhece “localização priveligiada” da ZI de Loureiro
Em declarações ao Correio de Azeméis, a empresa de moldes enalteceu as “boas condições para a instalação de empresas” da AAE de Loureiro, “por via da sua localização privilegiada e proximidade a autoestradas”. No entanto, não deixou de referir que a zona apresenta “alguns constrangimentos muito relevantes”, tais como os “problemas ao nível dos acessos”, as “obras demasiado demoradas no único acesso atual e atraso na definição do traçado e execução do que será o futuro acesso principal” e as “lacunas ao nível das infraestruturas, saneamento básico com ligação à ETAR ainda inexistente”.