Escritora natural de Carregosa
Sofia Duarte, natural de Carregosa, lançou o seu primeiro livro infantil intitulado “A Viagem do Gato Pretinho.” Com o objetivo de divulgar o seu trabalho e apresentar o novo livro a escritora esteve nos estúdios da Azeméis TV/FM para uma entrevista, onde também comentou o seu futuro como escritora e os seus objetivos a atingir. Juntamente com o livro infantil lançou ainda um livro para colorir relacionado com a história principal. Para quem quiser adquirir o conjunto dos dois livros pode fazê-lo ao encomendar através do site www.sofiaduarte.com.
O desafio de escrever um livro infantil
“A minha aventura começou aos 10 anos com poesia e ao longo da idade fui evoluindo e desenvolvendo outras áreas. O último estilo que experimentei foi a escrita de um livro infantil, que na minha opinião é das coisas mais difíceis de escrever, por causa de ter todo aquele filtro da linguagem para as crianças poderem acompanhar sem aquele ‘lixo’ que os adultos costumam ter. Chegar aquela raiz e base e de ser uma criança novamente, acaba por ser a maior aventura.”
A história e inspiração do gato pretinho
“Este livro acaba por ser uma homenagem ao meu gato que se chamava pretinho e eu decidi pegar em todas as características que ele tinha e criar a história. Foi um gato que teve sempre muita coragem e brincava muito, então peguei nessa inspiração dele e transportei para aquelas aprendizagens que todos devemos ter ao longo da vida e ir procurando na nossa viagem respostas para muitas coisas que não sabemos bem do que estamos à espera. Nesta história o pretinho anda à procura do irmão, sente saudades dele e decide partir para a aventura. Aí vai encontrar amigos, obstáculos e outras coisas fora do comum, acaba por ser um pouco em parte a nossa vida.”
A oportunidade de editar o livro
“Eu já tinha participado em alguns concursos, e no meio desses concursos a história deste livro participou, e apesar de não ter ganho, deram o feedback positivo de ter qualidade para ser publicado. Acabei por lançar o livro com as Edições Vieira da Silva. As ilustrações são fantásticas, são de uma ilustradora de Santa Maria da Feira, Eduarda Vieira, e apaixonei-me completamente pelas ilustrações. E as crianças também têm gostado bastante das imagens.”
O futuro
“Estou a trabalhar num novo projeto infantil e estou ainda a desenvolver um romance. O de infantil é o que está mais avançado, está no processo de ilustração, com uma história completamente diferente e veremos se sai ainda este ano. Vou estando presente em feirinhas e eventos que existam por cá, como por exemplo o Street Market. E procuro associações e bibliotecas que queiram ter atividades comigo e fazer apresentações mais interativas.”