“Temos de preservar os nossos antepassados”

Palmaz Travanca

Dezenas de travanquenses reuniram-se em mais uma tradição numa noite que foi animada pelo Grupo de Cantares e Romarias de Travanca e o Rancho Folclórico de Palmaz

O Grupo de Cantares e Romarias de Travanca voltou a perpetuar as tradições e a essência das mesmas, ao promover a sua desfolhada à moda antiga, que voltou a juntar dezenas de travanquenses, numa noite que ficou pautada pela animação proporcionada pelo grupo e os seus cantares e ainda o Rancho Folclórico de Palmaz. A festividade realizou-se no adro da Igreja de Travanca. 
Em declarações à Azeméis TV/FM, Carlos Sá, presidente do Grupo de Cantares e Romarias de Travanca, frisou que estas atividades são sempre “muito importantes para mantermos as nossas tradições e acima de tudo estamos a honrar os nossos antepassados, temos essa obrigação de manter o que nos deixaram”, disse.
Associada a esta tradição da desfolhada o bailarico é sempre o complemento mais aguardado pelos presentes que ajudaram a desfolhar o milho. Nesse sentido, o Grupo de Cantares e Romarias de Travanca faz sempre questão “de todos os anos convidar um rancho e este ano foi o de Palmaz”, explicou.
Carlos Sá enalteceu ainda a participação de jovens e crianças, uma garantia para o futuro de que as tradições continuarão a ser perpetuadas conforme lhes passaram esse ensinamento.
No final todos se reuniram para beber o tradicional vinho doce e comer a famosa broa de canela.        

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Avelino Bastos de saída do hóquei da Oliveirense
31/07/2025
Visão de futuro (PS)
31/07/2025
Trabalhar Para Mudar (BE)
31/07/2025
Politicamente (in)correto (CHEGA)
31/07/2025
Contraditório (PSD
31/07/2025
Rosa Alves é candidata à Junta de Freguesia de Cesar
30/07/2025
Do ensino para as eleições autárquicas
30/07/2025
“Fazemos as festas de La Salette por gosto.”
29/07/2025