21 Jan 2025
Opinião Política Bloco de Esquerda
> Alcino Martins (BE)
No Correio de Azeméis do dia 14 de Janeiro, estava escrito em letras gordas, “Carrinhas para as juntas entregues.“
Mas na verdade, não passou de propaganda política e mais um embuste do Presidente de Câmara a pensar já nas próximas eleições, porque as carrinhas continuam no parque de estacionamento na Praça da Cidade!!
Este projeto que poderia ser uma boa iniciativa deste Executivo, não será mais que um remendo, depois deste Presidente da Câmara, (que nada tem de socialista) com claro prejuízo para os Oliveirenses ter entregue à UNIR os transportes urbanos, ao contrário de outros Municípios que continuaram com a sua gestão, como São João da Madeira, que desde 2021 os transportes urbanos são gratuitos para a população. Mas este projeto, já está inquinado à nascença. E está inquinado, porque temos a situação da UFOAZ que agrega cinco freguesias que com mais de 20 mil habitantes recebe apenas uma carrinha, depois temos freguesias com cerca de 3 mil habitantes que recebem também uma carrinha!!
Esta situação acontece porque, na minha opinião, considero que, enquanto natural da freguesia de Ul e residente na freguesia de Santiago de Riba-Ul, a UFOAZ ou quando as freguesias não estavam agregadas, tem neste momento o pior Presidente de sempre.
O Presidente da UFOAZ, que considera que o fato de ter apenas uma carrinha não é um problema, (para ele é óbvio porque não precisa), e questiono, afinal para que serve o transporte flexível, se, em CINCO DIAS, só estará disponível duas manhãs, nas segundas e quartas feiras?
É isto que o Presidente da UFOAZ chama de serviço público, ou é a falta de respeito pelas necessidades dos fregueses desta união. Existem outras questões que também convém abordar.
Porque razão o Presidente da Câmara que fala tanto em descarbonização foi adquirir carrinhas a gasóleo, em vez de elétricas, não será hipocrisia?
Porque razão foram transferidos para as freguesias os custos com a manutenção e a contratação de motorista, quando não foi reforçada pela Câmara a capacidade financeira para fazer face a mais despesas? Se o compromisso foi do Presidente da Câmara, porque razão, a gestão deste projeto não é feito pelo Executivo, nomeadamente o Vereador que tinha a responsabilidade da TUAZ?
Continuamos a ver o futuro do nosso Concelho adiado, devido a um Presidente da Câmara, que a única habilidade que lhe reconheço é a sua grande lábia, própria dos vendedores da banha da cobra, que deslumbrado com o poder, apenas olha para o seu próprio umbigo!!
Alcino Martins, Deputado Municipal BE