20 Feb 2025
Opinião Política Bloco de Esquerda
> Diogo Barbosa
Caso ainda existissem dúvidas acerca do facto de este governo estar a ceder às políticas da extrema direita, bem as podemos deixar de ter. Para isso, basta observar a proposta e o financiamento para a polícia criar dois “centros de instalação temporária de imigrantes”. Eu vou chamar-lhes a máquina de expulsão de imigrantes. Segundo Leitão Amaro, ministro da Presidência do Conselho de Ministros, irão ser construídos dois centros para prender imigrantes ilegais e depois os deportar. É a capitulação total deste governo às ideias xenófobas e racistas da extrema direita que está claramente a levar a sua avante. Acho curioso que numa semana em que a extrema direita parlamentar adotou o termo remigração num debate, termo da direita mais radical e purista da raça que por aí anda, o governo estende-lhes a mão ao propor e financiar a criação destes centros com um custo de cerca de 30 milhões de euros do PRR. Creio que é uma aplicação péssima do dinheiro do PRR. Estas verbas utilizadas na integração de quem cá chega à procura de uma vida melhor seriam muito melhor aplicadas.
Voltando ao ministro e à adoção do discurso e política da extrema direita. Este vem dizer que é importante que o mundo saiba que as portas escancaradas à imigração estão agora fechadas. Seria interessante que o governo ouvisse o patrão dos patrões a dizer que é necessária mão de obra para trabalhar. Corremos o sério risco de não termos pessoas suficientes para os postos de trabalho que estão à espera de serem ocupados. Contudo, só saberemos criar as sinergias necessárias se tivermos uma política de acolhimento, efetivo, sem discriminação e com respeito, não uma política de expulsão cega.
É bastante curioso vermos como o governo se preocupa em expulsar imigrantes que não lhe são aprazíveis mas, ao mesmo tempo, tem as portas escancaradas para os imigrantes de luxo, para os especuladores imobiliários, para o turista rico que nos rouba habitação com a proliferação de Alojamentos Locais.
Este governo anda com as prioridades trocadas.
Diogo Barbosa, representante do BE