10 Apr 2025
> Diogo Barbosa
O Bloco de Esquerda apresentou neste fim de semana o seu Manifesto Eleitoral às próximas eleições legislativas de 18 de maio. Continuamos a lutar para baixar os preços da habitação e combater a especulação imobiliária em todas as suas frentes, para garantir o respeito a quem trabalha e saúde para todas as pessoas. Sem estes três pilares será impossível olhar para o nosso país e encontrar um modelo de desenvolvimento sustentável.
No que à habitação diz respeito, basta olhar para Oliveira de Azeméis para perceber como esta se tornou incomportável para a grande maioria das famílias. O metro quadrado no nosso concelho, no que à venda diz respeito, valorizou 583€, sendo que no último ano o aumento foi de 7,6%. Estou a referir-me a este valor percentual de aumento do preço de venda de habitação no nosso concelho para o comparar com o do salário mínimo, que se situou nos 6,1%. Não é preciso ser-se um génio em economia para perceber que, neste âmbito, os e as oliveirenses perderam poder de compra. A habitação está cada vez mais inacessível e as políticas deste governo até agora só contribuíram para o aumento dos preços. Em sentido contrário, os preços em países como a França ou a Alemanha baixaram.
Para mudarmos o paradigma e a vida das pessoas propomos estabelecer um teto nas rendas, reduzir o alojamento local, que já se espalhou muito para lá dos centros urbanos e faz aumentar os preços também nas periferias, acabar de uma vez por todas com os vistos gold e construir um parque de habitação pública.
No caso de Oliveira de Azeméis, para sustentarem estes custos os trabalhadores sujeitam-se ao trabalho por turnos, vivendo tantas vezes a sua vida em sentido contrário aos ponteiros do relógio. Ao contrário daquilo que tem sido a política dos governos relativamente à idade da reforma, nós propomos a reforma antecipada para quem trabalha por turnos e a atribuição de um subsídio de turno, no valor de 30% do salário a todas as pessoas que trabalham por turnos.
Estas são algumas das nossas propostas para Mudar de Vida.
Diogo Barbosa, representante do BE