Trabalhar Para Mudar (BE)

Opinião Política Bloco de Esquerda

> Diogo Barbosa

As campanhas já estão oficialmente na rua e, quando sair esta crónica irão faltar apenas 12 dias para todos nós exercermos o nosso direito e dever cívico. A discussão atual, de um ponto de vista mais global, tem-se centrado nos casos de Luís Montenegro, que ao que parece, têm tido mais desenvolvimentos à medida que as eleições legislativas se aproximam. Para apimentar a discussão surgiu, mesmo antes do debate entre todos os partidos com assento parlamentar, a ideia de notificar cerca de 18 mil imigrantes, que não têm a sua situação regularizada, para saírem do país. Repare-se bem, o esforço por parte do governo não está a ser a mais rápida legalização possível destas pessoas, é utilizar os recursos do Estado para as expulsar, num momento em que o nosso país tanto precisa de gente para trabalhar.
Enquanto discutimos a falta de ética e o aproximar à extrema direita falta discutir aquilo que é nosso, e que tem que continuar a ser. Um dos grandes objetivos da próxima legislatura, por parte do Bloco de Esquerda, é a garantia de que não haverá novamente uma privatização da TAP. A companhia aérea portuguesa é uma empresa demasiado estratégica e dotada de uma importância tão grande que deve permanecer nas mãos do Estado. O mesmo com os hospitais. Convém lembrar que o governo que ainda se encontra em funções, ensaiou a maior privatização de sempre, chegando até aos centros de saúde. Com o Bloco de Esquerda a saúde manter-se-á nas mãos do Estado, bem como os comboios. Todos estes serviços são demasiado importantes para serem entregues aos privados.
Ao contrário dos partidos do chamado arco da governação, o Bloco de Esquerda não irá permitir que se abra uma ferida no Barroso, com a exploração mineira do lítio a sobrepor-se ao interesse das populações que não o querem. Destruir território natural e expulsar populações das suas terras não é o contributo nem o caminho que se deseja para uma transição energética justa.
Há muito para discutir além da promiscuidade e xenofobia deste governo. Façamos esse caminho.

Diogo Barbosa, representante do BE    

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Criança de sete anos entre os quatro feridos em colisão em Carregosa
4/10/2025
Conceito novo promete ser diferente na região
3/10/2025
"Queremos dar relevo às coletividades"
3/10/2025
Mais de 70 Minis marcaram presença na celebração dos 28 anos
3/10/2025
Animação não faltou em Azagães
2/10/2025
110 utentes animaram “Tarde Branca”
2/10/2025
Mérito de 23 alunos foi enfatizado pelo Rotary Club
2/10/2025
Belisa Silva Hairstylist: um novo espaço no coração da cidade
2/10/2025