31 Jul 2025
Opinião Política Bloco de Esquerda
> Diogo Barbosa
Nos últimos artigos tenho escrito bastante acerca do grande problema da habitação e da água. Hoje trago outro tema que é bastante caro ao Bloco de Esquerda, a questão ambiental. Enquanto autarquia temos de trabalhar em dois eixos fundamentais, a mitigação e a adaptação às alterações climáticas. A forma como estruturamos o nosso futuro tem de deixar de ser altamente dependente da devastação de recursos naturais. Ainda que a indústria tenha um peso importantíssimo na nossa economia não podemos permitir a devastação da floresta como está a acontecer, por exemplo, mesmo aqui ao lado em Ovar.
Ao olhar para a autarquia temos já algum avanço na iluminação pública LED, mas é necessário elaborar um plano para atingirmos a neutralidade carbónica no edificado público até ao final do próximo mandato. Ao mesmo tempo, devemos incentivar as nossas empresas a atingirem esse objetivo.
Devemos ser capazes de proteger os nossos rios melhorando ainda mais as nossas capacidades de saneamento e trabalhar mais em conjunto com as indústrias para obter o melhor sistema de tratamento de resíduos possível. Desde 2009 que defendemos a aposta municipal em guarda rios para melhor podermos tratar os nossos cursos de água.
O parque habitacional do município, além de ter de crescer até aos 5% da habitação disponível em Oliveira de Azeméis, deve ser dotado de eficiência energética, por exemplo através de sistemas de painéis solares ligados à rede, para que a energia das famílias carenciadas seja mais barata e mais eficiente. Da mesma forma, com um território tão rico como é o de Oliveira de Azeméis, deveríamos incorporar no nosso concelho um programa de produção descentralizado de energias renováveis.
Temos também como proposta a criação de um Manual de Boas Práticas de Gestão do Sistema Arbóreo Urbano, que evite cortes ou podas abusivas, capaz de proteger as árvores adultas viáveis e em condições de segurança.
Estas são apenas algumas das nossas propostas para estas eleições autárquicas em matéria de ambiente.
Diogo Barbosa, representante do BE