8 Apr 2025
José Rodrigues ‘conseguiu’ ter toda a família a trabalhar com ele nos Transportes J.Rodrigues, com a sua filha, Sofia Rodrigues, a entrar por último. Na foto, da esquerda para a direita: Isabel Rodrigues (esposa), José Rodrigues (gerente), Miguel Rodrigues, Filipe Rodrigues e Sofia Rodrigues (filhos).
> Com a esposa e os três filhos a trabalharem consigo, José Rodrigues, revelou ser “um orgulho"
A empresa osselense Transportes J.Rodrigues comemorou este sábado, 15 anos.
Atualmente com uma frota de 23 camiões, a empresa celebrou com os vários funcionários e amigos.
À Azeméis TV/FM, José Rodrigues, dono da empresa Transportes J.Rodrigues, revelou sentir “um grande orgulho da equipa que tenho, dos colaboradores e de quem ajudou esta empresa a ser os Transportes J. Rodrigues, que foi o senhor Gabriel Pinho, que vive em França, e o senhor Carlos Carreira da Ancal Plásticos, que me incentivaram”.
Com a família toda a trabalhar na empresa, a esposa e os três filhos, o empresário está feliz de contar com eles neste desafio. “É um orgulho ter a minha família toda. A minha esposa a apoiar, que isto é uma profissão que não é fácil. Graças a Deus tem corrido bem e estou feliz por isso”, afirmou José Rodrigues à Azeméis TV/FM.
Com um balanço positivo daquilo que foram estes 15 anos dos Transportes J.Rodrigues, o empresário osselense revela que foram “de muita dificuldade, mas com muito trabalho. Mas graças a Deus estamos aqui hoje para festejar estes 15 anos”.
Para o futuro, José Rodrigues espera que os filhos continuem o seu legado. “Falta-me um ano e meio talvez para deixar de ter a carta para conduzir os camiões e depois gostava de estar aqui mais uns aninhos para ver os meus filhos a darem um bom seguimento a isto”, afirmou José Rodrigues, com a sua esposa, Isabel Rodrigues a concordar com a passagem de legado. “Eu sei que isto um dia vai ser o futuro deles. E espero que esteja aqui para os ver a continuar com a empresa. Estou muito contente de ter os meus filhos a trabalhar connosco”, destacou a esposa à Azeméis TV/FM.
“Não são meus empregados, são meus colegas”
Durante as comemorações do aniversário, os funcionários fizeram uma surpresa ao empresário, José Rodrigues e à sua esposa, com a entrega de algumas prendas.
Esta atitude, demonstra o bom ambiente vivido entre os funcionários e a gerência, conforme comprovam também as palavras de José Rodrigues, em declarações à Azeméis TV/FM. “Foi a minha profissão toda a vida e eu hoje costumo dizer que estou de um lado, mas já estive do outro. Eu não digo que eles são meus empregados, eu sou colega deles, conduzo como eles, ando com eles e gosto também do que faço, gosto de andar de camião”, afirmou o empresário à Azeméis TV/FM.
Há 10 anos ao lado do pai
Com os três filhos a trabalhar com ele, um deles é Miguel Rodrigues, que já está ao lado do pai há cerca de 10 anos.
Responsável pela parte da logística, que atualmente conta com uma frota de 23 camiões, o filho mais velho revelou sentir “um grande orgulho do meu pai. Estou a tentar seguir o que ele me ensinou há 10 anos”.
Miguel Rodrigues, destacou ainda os “excelentes colaboradores” com que a empresa do pai conta. “Tenho um agradecimento muito grande aos clientes, mas especialmente aos colaboradores e família. Tendo colaboradores excelentes, como nós temos, é uma ajuda muito grande. Se os colaboradores forem bons, é fácil gerir o trabalho”, afirmou Miguel Rodrigues à Azeméis TV/FM.
A paixão pelos camiões, tal como o pai
Filipe Rodrigues é outro dos filhos que trabalha com José Rodrigues nos Transportes J.Rodrigues. Funcionário da empresa há cerca de quatro anos, Filipe é motorista, tal como o pai. “Sigo a paixão do meu pai, que é uma paixão que é minha também, que eu vivo e acho que enquanto conseguir vou continuar a fazer com todo o gosto”, começou por dizer o filho de José Rodrigues.
A trabalhar ao lado dos irmãos e pais, para Filipe Rodrigues “é um orgulho. O meu pai começou do zero e hoje está onde está. Acho que para nós é importante conseguirmos unirmo-nos os três e seguir o que o nosso pai até hoje criou”.
Da enfermagem para a parte administrativa
Depois de ter os dois filhos com ele, chegou a vez da filha, Sofia Rodrigues, se juntar também ao negócio da família, tornando-se administrativa e financeira dos Transportes J.Rodrigues.
Com formação em Enfermagem, a filha decidiu aceitar o desafio lançado pelos pais para vir trabalhar para os Transportes J.Rodrigues.
“Há cerca de seis meses foi-me proposto vir para cá. Foi assim um bocadinho repentino, mas tudo me fez aceitar esta proposta. Eu sabia que o meu pai na altura precisava da minha ajuda. Não tem nada a ver com o meu curso, mas estou a gostar muito e agora quero focar-me nesta área e investir na minha formação”, revelou Sofia Rodrigues.
A celebração dos 15 anos foi feita junto de todos os funcionários, que José Rodrigues considera como "colegas e não como empregados".
Em dia de aniversário, os funcionários dos Transportes J.Rodrigues entregaram quatro prendas aos ‘patrões’ José Rodrigues e Isabel Rodrigues.
Também o GCR Ossela se fez representar através do presidente, Fernando Almeida, tendo entregue uma camisola do clube osselense.