11 Sep 2025
Fátima Ferreira considera que a política local deve ser feita com
> PS apresentou candidatura de Fátima Ferreira
Candidata socialista quer população envolvida “para trabalhar em conjunto na valorização do território”. Podem contar comigo porque eu vou estar aqui, por todos”, concluiu.
Fátima Ferreira apresentou a 5 de agosto a sua candidatura pelo Partido Socialista à União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl. A sessão, que decorreu no auditório da Junta da sede do concelho, contou ainda com as intervenções de Bruno Aragão, presidente da Concelhia socialista, e de Joaquim Jorge, candidato à Câmara Municipal.
No seu discurso, Fátima Ferreira destacou a convicção que a move para uma nova candidatura, assente na ideia de que a política local deve ser feita com proximidade e serviço público. “Há projetos que melhoram vidas, que transformam comunidades e que resultam da vontade de fazer sempre o melhor por todos. É por acreditar que essas vontades acontecem com maior frequência que ainda hoje me envolvo na política”, afirmou, sublinhando que a sua entrada na vida pública se deve ao incentivo de quem acreditou na sua capacidade de pôr em prática competências ao serviço da comunidade.
“Não serei nada sem vocês, todos os que aqui estão e todos os que nos ouvem em casa. Serei tão melhor à frente dos destinos desta União de Freguesias quanto maior for a proximidade com a população”, disse, defendendo uma liderança participativa e próxima. Exemplificou esse compromisso com as pequenas intervenções que fazem diferença no dia a dia: reparar um passeio, alargar uma estrada ou colocar um espelho para melhorar a segurança rodoviária. Admitiu que nem tudo depende da junta, mas garantiu que “tudo farei para que não fique nada por melhorar na vida das nossas gentes”.
“Podem contar comigo porque eu vou estar aqui, por todos”
A candidata lançou ainda um repto coletivo à comunidade. “Fazer desta União de Freguesias um lugar melhor parte muito de mim, mas não vos dispensa a vós. Lanço-vos o desafio para que, juntos, possamos fazer de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl lugares onde adoramos viver e que muitos vão querer visitar.” O discurso terminou com um compromisso direto: “Podem contar comigo porque eu vou estar aqui, por todos. Viva o Partido Socialista! Viva esta União de Freguesias!”
Coube a Bruno Aragão reforçar politicamente a candidatura. O líder concelhio destacou a experiência e dedicação de Fátima Ferreira, considerando-a “a continuidade de um trabalho sério, mas também a renovação necessária para responder a novos desafios”. Sublinhou a importância da política de proximidade, feita no contacto direto com as pessoas e, conforme também mencionara Fátima Ferreira, evocou a figura de Manuel Alberto Pereira, atual presidente do executivo da União de Freguesias.