26 Feb 2025
Cesar Balanço Autárquico Autárquicas 2025
Para o futuro da Praça da Liberdade, o presidente da Junta de Freguesia de Cesar, Augusto Moreira, projeta a criação de uma “uma praça mais dinâmica, que não fosse só um parque de estacionamento”.
> Centro da freguesia é ‘palco’ da Feira dos 18, que contribuiu para o desenvolvimento da história
A Praça da Liberdade é vista como o centro da freguesia de Cesar, um centro que para o presidente da Junta de Freguesia de Cesar, Augusto Moreira, “poucas freguesias têm”.
Desde cerca de 1835, que a Feira dos 18 acontece precisamente no epicentro da freguesia, a Praça da Liberdade, evento que para o autarca cesarense contribuiu para o desenvolvimento da freguesia. “A história em Cesar desenvolveu-se e a Praça da Liberdade, a indústria e comércio desenvolveram-se, não tenho muitas dúvidas, foi por causa da Feira dos 18”, começou por referir o presidente Augusto Moreira.
Para o futuro da Praça da Liberdade, o autarca projeta a criação de uma “uma praça mais dinâmica, que não fosse só um parque de estacionamento, até se calhar com um parque de estacionamento subterrâneo, que essas pessoas interagissem, não fosse única e simplesmente, um parque de estacionamento”. Atualmente a Praça da Liberdade, para além de servir como parque de estacionamento, é usado para fazer a Feira dos 18, para a Festa de Cesar, bem como outras atividades da freguesia.
Esta nova funcionalidade da Praça da Liberdade é, de acordo com o presidente da junta “um projeto de vários milhões”, salientando que ser algo “para mais que um mandato”.
Para além dos vários milhões necessários para a realização deste projeto para a Praça da Liberdade, Augusto Moreira, destacou que também seria necessário inicialmente “arranjar terrenos alternativos, para transferir a Feira dos 18 para uma zona próxima”, sendo um assunto “complicado” e que teria que “ser bem tratado”.
Durante a entrevista que o autarca cesarense deu à Azeméis TV/FM, voltou a destacar o papel importante que a Feira dos 18 teve para o desenvolvimento da freguesia. “O que Cesar é, deve muito à Feira dos 18, e nós não podemos pôr essa história de lado. A Feira dos 18 terá de continuar sempre, teremos de arranjar alternativas para que ela se faça numa zona ali próxima”.
“A história em Cesar desenvolveu-se e a Praça da Liberdade, a indústria e comércio, desenvolveram-se, não tenho muitas dúvidas, por causa da Feira dos 18”