4 Feb 2025
> Prof. João Silva
A USOA- Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, teve , este ano, um crescimento em número de alunos, nunca verificado em algum ano depois da pandemia.
Para isso contribuíram diversas condições, todas elas de igual importância. As novas instalações, cedidas pela Câmara Municipal, com área de convívio, biblioteca, secretaria, sala da Direccão, e várias salas de aulas, permitiram aulas simultâneas e naturalmente, maior número de oferta. Neste momento a USOA pode propor 35 disciplinas diferentes que incluem, Línguas, Informática. Trabalhos manuais, Artes, Bordados, Momentos de poesia, Cidadania, Jogos de Raciocínio, História, Ritmos e Movimentos, Saúde, Canto Coral, Cavaquinhos, Tuna, Coro, Hidroginástica, Natação, Ginástica, Yoga , etc.
Além das aulas, a USOA proporciona viagens de lazer e de estudo, festas , diversos eventos e palestras com convidados ilustres que trazem novos conhecimentos. Isto para dizer que a USOA não é apenas uma Instituição de ensino, mas também um local de convívio, encontro com velhos amigos e porta aberta a novas amizades.
Outro contributo importante foi o apoio do Correio de Azeméis/Azeméis TV que além de entrevista directa que teve uma excelente audiência, tem feito a cobertura de todos os eventos da USOA.
Apesar do crescimento do número de novos alunos- mais de 50 – a USOA tem espaço para muitos mais. E é por isso que mais uma vez faço o apelo a todos os Oliveirenses que ainda passam os dias em casa ou em redor da mesa do café, que venham até à USOA. Visitem as instalações, assistam a uma aula, falem com os alunos, informem-se dos benefícios de frequentar uma Universidade Sénior.
Há pessoas com dupla nacionalidade, eu posso dizer que tenho tetra cidadania, sou Covilhanense de nascimento, Lisboeta de crescimento, Gafanhense de residência e Oliveirense de coração. E quem me trouxe a esta terra e ao convívio com esta gente que estimo e me estima foi a USOA. É por isso que continuo por cá e é por isso que acho que quem pode fazer da USOA uma Universidade ainda maior, são os Oliveirenses. Não desperdicem esta mais valia da cidade.
Prof. João Silva, Professor na USOA