Depois de ter sido adiada devido à pandemia provocada pela Covid-19, a Volta a Portugal corre-se, este ano, numa edição especial organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, de 27 de setembro e 05 de outubro. O percurso conta com 1183,9 quilómetros e nove etapas, com a prova a ter início em Fafe, já no próximo domingo, com um prólogo, e a terminar em Lisboa, com um contrarrelógio individual.
A equipa Kelly/Simoldes/Oliveirense vai, mais uma vez, marcar presença naquela que é a prova rainha do ciclismo português. “Vamos com muita ambição, mas sabemos das nossas limitações e daquilo que somos capazes”, começou por afirmar Manuel Correia, diretor desportivo da equipa no programa ‘Desporto em Análise’, conduzido por Hermínio Loureiro, na Azeméis FM/TV. O dirigente espera que a equipa oliveirense se faça acompanhar, este ano, da “pontinha de sorte” que reclama ter faltado nas edições anteriores.
Manuel Correia deposita total confiança na prestação de dois corredores: Henrique Casimiro e Luís Costa. “Esperemos que o Henrique se apresente a um bom nível e que o Luís esteja ao nível da Volta a Portugal do ano passado”, anteviu o diretor da Oliveirense, considerando que os quatro primeiros dias da prova “são decisivos” para o desfecho da mesma. “Até esses dias vamos tentar manter-nos coesos e ver até onde é que a equipa é capaz de ir e a partir daí definiremos os objetivos e se vamos andar em fugas ou se temos algo a proteger e a defender”, revelou Manuel Correia, referindo-se à estretégia que a equipa leva para a Volta a Portugal. O diretor da equipa reconhece que vencer a Volta é “quase impossível”, pois considera “muito difícil” ombrear com equipas como a W52 FC Porto e a EFAPEL. Contudo, defende que se a equipa se apresentar ao seu nível consegue fazer “coisas engraçadas”. Embora afirmando que agosto seria o mês “ideal” para a realização da Volta, Manuel Correia defende que o importante é que a prova se realiza “para que quem apoia as equipas acredite que, no próximo ano, voltaremos a ter ciclismo”.
O nomeado da semana: Manuel Correia
O diretor desportivo da equipa de ciclismo da Oliveirense mereceu a distinção de ‘Nomeado da Semana’ para Hermínio Loureiro. “Nesta época atípica, a Oliveirense, que tem uma equipa muito jovem, já conquistou três títulos de campeões nacionais e seis medalhas”, lembrou o comentador desportivo, atribuindo ‘responsabilidades’ por esses feitos ao diretor da equipa, Manuel Correia.
