2 May 2024
Quinta de Ferreira de Castro pode vir a ser "o centro cívico da freguesia" de Ossela. Futuro novo projeto quer requalificar totalmente a Quinta de Ferreira de Castro com 4500 metros quadrados
O empreiteiro da obra responsável pela construção do Centro Interpretativo Ferreira de Castro, em Ossela, aponta o dia 30 de junho como data da conclusão da obra. Em declarações aos Correio de Azeméis, Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, anunciou que espera lançar, nos próximos meses, o concurso de requalificação da escola de Santo António, na mesma freguesia.
Foi durante a tarde do dia 2 de maio que o executivo municipal, acompanhado por José Santos, presidente da Junta de Freguesia de Ossela, pela diretora da Biblioteca Ferreira de Castro e o empreiteiro responsável pela obra, visitou o andamento das obras no Centro Interpretativo Ferreira de Castro, em Ossela.. O empreiteiro apontou o último dia de maio como data para a conclusão dos trabalhos interiores e o dia 30 de junho como data de conclusão da obra. Tratam-se de dois edifícios que são réplicas da casa onde nasceu Ferreira de Castro e que se localizam junto à Casa Museu Ferreira de Castro. Um dos edifícios passará a tornar possível a visita à Casa Museu a pessoas com mobilidade reduzida. O Centro Interpretativo terá uma exposição permanente alusiva a Ferreira de Castro, espaços de convívio e lazer, mas também estará equipado de forma a receber colóquios e convenções. Aos microfones do Correio de Azeméis, Joaquim Jorge, para além de anunciar que a autarquia espera lançar a concurso, nos próximos meses, as obras de requalificação na Escola Santo António, revelou que existem planos para a quinta onde se encontra o Centro Interpretativo. São cerca de 4500 metros quadrados, espaço que Joaquim Jorge espera que se venha a potenciar com respostas recreativas e de lazer até porque “seria uma bonita homenagem a Ferreira de Castro, um acérrimo defensor da natureza”.
“Passamos a ter um espaço onde podemos, ainda mais, potenciar a vida e obra de Ferreira de Castro e queremos fazê-lo, também, integrando esta resposta no núcleo castreano que inclui a Casa Museu, a Biblioteca e a Escola Santo António. A par dos roteiros literários passamos a ter aqui um conjunto de respostas que se complementam umas às outras, mas que, acima de tudo, integradas, acabam por constituir um roteiro visitável que é algo que queremos complementar com o plano estratégico Ferreira de Castro”.
Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
“É uma obra com muito importância para a freguesia e não só, também para o concelho e para o país porque estamos a fazer uma homenagem a Ferreira de Castro. Temos a obrigação de cativar as pessoas a virem conhecer a casa onde nasceu Ferreira de Castro. Para a nossa terra será importante, porque tenho a certeza absoluta que será muito mais conhecida e que terá muito mais visitas”.
José Santos, presidente da Junta de Freguesia de Ossela