Em
Correio de Azeméis

2 May 2024

Centro Interpretativo Ferreira de Castro está quase concluído

Destaques Ossela Concelho

Quinta de Ferreira de Castro pode vir a ser "o centro cívico da freguesia" de Ossela. Futuro novo projeto quer requalificar totalmente a Quinta de Ferreira de Castro com 4500 metros quadrados

O empreiteiro da obra responsável pela construção do Centro Interpretativo Ferreira de Castro, em Ossela, aponta o dia 30 de junho como data da conclusão da obra. Em declarações aos Correio de Azeméis, Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, anunciou que espera lançar, nos próximos meses, o concurso de requalificação da escola de Santo António, na mesma freguesia. 
Foi durante a tarde do dia 2 de maio que o executivo municipal, acompanhado por José Santos, presidente da Junta de Freguesia de Ossela, pela diretora da Biblioteca Ferreira de Castro e o empreiteiro responsável pela obra, visitou o andamento das obras no Centro Interpretativo Ferreira de Castro, em Ossela.. O empreiteiro apontou o último dia de maio como data para a conclusão dos trabalhos interiores e o dia 30 de junho como data de conclusão da obra. Tratam-se de dois edifícios que são réplicas da casa onde nasceu Ferreira de Castro e que se localizam junto à Casa Museu Ferreira de Castro. Um dos edifícios passará a tornar possível a visita à Casa Museu a pessoas com mobilidade reduzida. O Centro Interpretativo terá uma exposição permanente alusiva a Ferreira de Castro, espaços de convívio e lazer, mas também estará equipado de forma a receber colóquios e convenções. Aos microfones do Correio de Azeméis, Joaquim Jorge, para além de anunciar que a autarquia espera lançar a concurso, nos próximos meses, as obras de requalificação na Escola Santo António, revelou que existem planos para a quinta onde se encontra o Centro Interpretativo. São cerca de 4500 metros quadrados, espaço que Joaquim Jorge espera que se venha a potenciar com respostas recreativas e de lazer até porque “seria uma bonita homenagem a Ferreira de Castro, um acérrimo defensor da natureza”.

“Passamos a ter um espaço onde podemos, ainda mais, potenciar a vida e obra de Ferreira de Castro e queremos fazê-lo, também, integrando esta resposta no núcleo castreano que inclui a Casa Museu, a Biblioteca e a Escola Santo António. A  par dos roteiros literários passamos a ter aqui um conjunto de respostas que se complementam umas às outras, mas que, acima de tudo, integradas, acabam por constituir um roteiro visitável que é algo que queremos complementar com o plano estratégico Ferreira de Castro”. 
Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

“É uma obra com muito importância para a freguesia e não só, também para o concelho e para o país porque estamos a fazer uma homenagem a Ferreira de Castro. Temos a obrigação de cativar as pessoas a virem conhecer a casa onde nasceu Ferreira de Castro. Para a nossa terra será importante, porque tenho a certeza absoluta que será muito mais conhecida e que terá  muito mais visitas”. 
José Santos, presidente da Junta de Freguesia de Ossela 

 

Partilhar nas redes sociais

Notícias relacionadas

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveirense está viva na luta pela permanência
25/04/2025
Os 51 anos do 25 de abril em OIiveira de Azeméis
25/04/2025
Oliveirense Bustamante foi segundo em Trancoso
24/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 27 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 26 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sexta-feira, 25 de abril
24/04/2025
Nova creche de Ul vai ter o nome de Aldina Valente
24/04/2025
Escola de Dança Diana Rocha volta a conquistar troféus no All Dance Portugal
24/04/2025