Santiago de Riba - Ul Pinheiro da Bemposta Loureiro Cucujães Carregosa Fajões
Pela primeira vez o evento será realizado numa freguesia que não têm banda de música
Depois de no ano passado ter acontecido no Pavilhão Municipal António Costeira, a edição deste ano do Encontro de Bandas de Música de Oliveira de Azeméis, organizada pela Banda de Carregosa e de Fajões, terá lugar, pela primeira vez, numa freguesia que não tem banda de música.
A escolha acabou por ser a freguesia de Cesar, com as bandas organizadoras a justificarem que se trata de “justiça”. “Escolhemos Cesar! Não por acaso, não por conveniência, mas por justiça. Cesar é terra de gente nobre, de mãos que constroem e corações que amparam. Ao longo dos anos, foi abrigo, sustento e força invisível por detrás de inúmeras realizações das nossas bandas. Hoje, damos voz a esse reconhecimento. Elevamos Cesar à condição de palco - não apenas físico, mas simbólico - da união filarmónica do nosso concelho”, refere a Banda de Música de Fajões, acrescentando que “levar este encontro a Cesar é proclamar, com claridade, que nenhuma banda existe sozinha - que o seu pulsar depende também das comunidades que a envolvem, a sustentam e a inspiram”
A data volta a ser dia 10 de junho, indo contar com a presença das seis bandas do concelho: Carregosa, Cucujães, Fajões, Loureiro, Pinheiro da Bemposta e Santiago de Riba-Ul.
Durante a reunião de câmara, que acontece em Nogueira do Cravo, foi aprovado um apoio de 28 mil euros às bandas organizadoras, que ficarão encarregues da logística do evento, incluindo o almoço.