Visão de futuro
PS
João Costa *
Discutir o futuro de Oliveira de Azeméis sempre foi o nosso compromisso e por isso o nome desta coluna. Mas o futuro é um exercício sempre condicionado pelas circunstâncias presentes. As consequências provocadas pela Covid-19 alteraram essas circunstâncias. Os nossos hábitos têm-se vindo a modificar, seja por novas formas de trabalho, seja por novas formas de consumo, seja pela nossa relação com o espaço público.
No futuro, muito possivelmente, procuraremos aquilo de que sentimos mais falta durante o confinamento. Por isso:
1. Acredito que a cultura passará a ser um bem essencial das nossas vidas e a melhor forma de cuidarmos da nossa saúde mental. O Município já está a fazer a sua parte ao avançar com a criação do Centro Interpretativo Ferreira de Castro, ao requalificar o Cineteatro Caracas, ao adquirir e requalificar a Garagem Justino para fins culturais, ao avançar com a candidatura da Tradição Vidreira a património cultural imaterial da UNESCO. O investimento significativo nesta área será fundamental como motor de crescimento económico e social do concelho.
2. Os espaços verdes assumirão ainda mais importância no futuro. A valorização dos nossos cursos de água e das suas envolventes, a criação de trilhos com condições de segurança e sinalização - como por exemplo já aconteceu na Quinta do Comandante -, a valorização do Parque de La-Salette, e dos edifícios que o compõem, e a criação de um parque urbano no centro da cidade constituem verdadeiros desígnios que trilharemos enquanto comunidade.
A concretização desta visão de futuro, que pretende colocar o concelho como um dos melhores do país para viver, investir, trabalhar e estudar materializa-se em todas as freguesias, sem exceção, devido a uma nova capacidade de gestão que, no devido tempo, se apressou a desenvolver projetos e criar as condições financeiras para que, com todo o rigor e transparência, se pudesse avançar com os investimentos. É esse o caminho.
* Presidente da Juventude Socialista de Oliveira de Azeméis
Partilhar nas redes sociais