Visão de futuro

PS

Numa das últimas sextas-feiras, no pico do calor, o vale de Santarém atingiu mais de 44 graus e dois comboios da CP que faziam a ligação Lisboa-Porto avariaram. Eu circulava num desses comboios. A viagem, que entre Lisboa e Estarreja demora três horas, levou mais de seis.

Seis horas deu para conversar com pessoas que não conhecia, passageiros frequentes do mesmo comboio ou outros, de ocasião, que naquele dia rogaram baixinho as dez pragas do Egipto. No calor abrasador, com muito tempo de espera pela frente, sobressai um tipo  habitual de passageiro: o que se indigna e protesta alto, como se as coisas só acontecessem cá, como se Portugal fosse o pior do mundo e, certamente, como se ele fosse o único num comboio com capacidade para cerca de 600 pessoas. São os que dão mais nas vistas, é um facto. Mas estão longe de representar a esmagadora maioria dos passageiros que, igualmente cansados, não deixaram de procurar compreender a situação, sem desculpar seja o que for.
Muitas vezes, a política, as peças jornalísticas e os comentários fazem-se desta espécie de passageiros que, aos berros, importunam sem procurar compreender as coisas.
Temos visto isso nas últimas semanas. Dificuldades reais nos hospitais portugueses, mas o mesmo a acontecer em diferentes países da Europa. Horas de espera nos aeroportos nacionais e o mesmo ou pior a acontecer em muitos países do mundo. Um drama com os incêndios (e como nós o sentimos na semana passada), mas com igual ou pior dimensão em Espanha, França, Itália ou Grécia. E também dificuldades com os comboios, no pico de calor, como aconteceu em Inglaterra.
Podemos ser, nesta história, o passageiro indignado que acha que só em Portugal é que isto acontece. Ou podemos ser um de todos os outros passageiros, a quem não custou menos a viagem nem pesou menos o calor. Porque estes passageiros não deixarão, e bem, de exigir responsabilidades e soluções, mas sem nacionalizar ou municipalizar problemas tantas vezes mais globais.  
Bruno Aragão, Militante da Juventude Socialista de O. de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Oliveirense está viva na luta pela permanência
25/04/2025
Os 51 anos do 25 de abril em OIiveira de Azeméis
25/04/2025
Oliveirense Bustamante foi segundo em Trancoso
24/04/2025
Agenda desportiva para domingo, 27 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sábado, 26 de abril
24/04/2025
Agenda desportiva para sexta-feira, 25 de abril
24/04/2025
Nova creche de Ul vai ter o nome de Aldina Valente
24/04/2025
Escola de Dança Diana Rocha volta a conquistar troféus no All Dance Portugal
24/04/2025