Em
Correio de Azeméis

22 Apr 2024

Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Abril não é um dia, é uma forma de estar. Está longe de se esgotar ou de se encerrar no feriado nacional ou na institucionalidade que lhe possamos dar. É a essência do que queremos ser.
Não vi Abril nascer. Não vi o mundo antes de Abril. Não assisti ao PREC, não votei nas primeiras eleições livres. Mas vivi Abril toda a minha vida. Sinto-o na pele com toda a sensibilidade. Sinto-o no abstrato dos valores e dos ideais. Sinto-o na dimensão concreta e tangível do que temos e do que conseguimos.
Não precisei de ver Abril nascer, de sentir o mundo escuro que houve dantes. Alegra-me até esse desconhecido. Alegra-me apenas ouvir contar, saber sem ter vivido. Escutar de outros o que foi e intuir, sobretudo, tudo o que não foi. Perceber que passaram 50 anos e que continuamos com a mesma sede de liberdade e de democracia. 
E é essa sede que o torna nosso. Abril é nosso. De todos nós. Dos que nasceram antes ou depois. Dos que o fizeram e dos que o viveram. Dos que se aguentaram e dos que se resignaram. Dos que o conquistaram e dos que o aproveitaram. Sem créditos, mas com gratidão. Sem propriedade, mas com enorme sentido de presença. Porque Abril são todos estes 50 anos, das várias gerações que agarraram como seu um ideal de liberdade que não tinham aprendido, mas que nos souberam ensinar. Sou filho dessa geração, corre-me nas veias a excitação do PREC e dos seus excessos. Sinto a vibração da música de revolução e dos palcos improvisados pelos grupos de acção cultural que percorreu um país que já não existe. Sinto no espírito a exaustão depois da festa, até alguma desilusão pelos sonhos que não se cumpriram, pelos projetos que se adiaram. Mas em momento algum, a mais pequena dúvida sobre a liberdade, imensa, que nos trouxe até aqui, 50 anos depois. 
Continuemos sem medo, a recordar a História, a preferir ouvi-la a vivê-la. E a gritar, sem filtros, aproveitando a expressão do Almirante Pinheiro de Azevedo, “bardamerda” para os novos reacionários. Viva a liberdade! Sempre!  

* Presidente da Comissão Política Concelhia do PS

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Rosa Alves é candidata à Junta de Freguesia de Cesar
30/07/2025
Do ensino para as eleições autárquicas
30/07/2025
“Fazemos as festas de La Salette por gosto.”
29/07/2025
Uma máquina do tempo chamada “Banquete del Rey”
28/07/2025
SereniTea já abriu as portas no centro da cidade
28/07/2025
Padeirinhas Sobre Rodas coroada campeã do Bike Challenge
28/07/2025
Campo da Quinta do Barão recebe sunset party no sábado
28/07/2025
Grupo Juvenil é campeão distrital de veteranas
28/07/2025