Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Abril não é um dia, é uma forma de estar. Está longe de se esgotar ou de se encerrar no feriado nacional ou na institucionalidade que lhe possamos dar. É a essência do que queremos ser.
Não vi Abril nascer. Não vi o mundo antes de Abril. Não assisti ao PREC, não votei nas primeiras eleições livres. Mas vivi Abril toda a minha vida. Sinto-o na pele com toda a sensibilidade. Sinto-o no abstrato dos valores e dos ideais. Sinto-o na dimensão concreta e tangível do que temos e do que conseguimos.
Não precisei de ver Abril nascer, de sentir o mundo escuro que houve dantes. Alegra-me até esse desconhecido. Alegra-me apenas ouvir contar, saber sem ter vivido. Escutar de outros o que foi e intuir, sobretudo, tudo o que não foi. Perceber que passaram 50 anos e que continuamos com a mesma sede de liberdade e de democracia. 
E é essa sede que o torna nosso. Abril é nosso. De todos nós. Dos que nasceram antes ou depois. Dos que o fizeram e dos que o viveram. Dos que se aguentaram e dos que se resignaram. Dos que o conquistaram e dos que o aproveitaram. Sem créditos, mas com gratidão. Sem propriedade, mas com enorme sentido de presença. Porque Abril são todos estes 50 anos, das várias gerações que agarraram como seu um ideal de liberdade que não tinham aprendido, mas que nos souberam ensinar. Sou filho dessa geração, corre-me nas veias a excitação do PREC e dos seus excessos. Sinto a vibração da música de revolução e dos palcos improvisados pelos grupos de acção cultural que percorreu um país que já não existe. Sinto no espírito a exaustão depois da festa, até alguma desilusão pelos sonhos que não se cumpriram, pelos projetos que se adiaram. Mas em momento algum, a mais pequena dúvida sobre a liberdade, imensa, que nos trouxe até aqui, 50 anos depois. 
Continuemos sem medo, a recordar a História, a preferir ouvi-la a vivê-la. E a gritar, sem filtros, aproveitando a expressão do Almirante Pinheiro de Azevedo, “bardamerda” para os novos reacionários. Viva a liberdade! Sempre!  

* Presidente da Comissão Política Concelhia do PS

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Faleceu o padre Albino Fernandes
28/11/2025
Três décadas de adaptação e parceria no coração da indústria
28/11/2025
CENFIM consolida papel estratégico na formação técnica
28/11/2025
Mário Rebelo: “Foram os moldes que trouxeram a tecnologia para Portugal”
28/11/2025
Moldoplástico: o berço da pujança industrial do concelho
28/11/2025
Um pinheirense entre os Campeões do Mundo por Portugal
27/11/2025
GNR de Oliveira de Azeméis desmantelou rede de tráfico
27/11/2025
Forças policiais e familiares procuram idosa desaparecida desde ontem
27/11/2025