10 Apr 2025
> Vasco Alves
A Escola Pública é um pilar da Sociedade, do Estado Social, um espaço de aprendizagens de conteúdos teóricos, mas também um espaço de formação de cidadãos. Um espaço onde um jovem privilegiado e outro de contexto desfavorável se juntam, um espaço onde as crianças sentem as diferenças existentes.
Na semana passada foram divulgados os rankings das escolas. A Escola Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, ocupa o primeiro lugar a nível nacional no que diz respeito às escolas públicas. Este facto é de salientar e enche todos de orgulho. Toda a Comunidade Educativa está de parabéns e quero congratular com o mesmo vigor a Escola Ferreira de Castro, a Escola Soares Basto e a Escola de Fajões.
Contudo, considero que a hierarquização das Escolas Públicas por rankings pode ser altamente injusta e desmotivante para professores e alunos em realidades muito mais difíceis. Porque, ao fazerem um trabalho igualmente excecional ao realizado por aqueles que aparecem em lugares cimeiros nos rankings, podem ter todo o processo educativo dificultado por um conjunto de fatores e por contextos heterogéneos.
Por cá, durante os últimos 8 anos este Executivo Municipal tem feito um investimento enorme ao nível da Educação. Poderia falar, por exemplo, das Bolsas para os Estudantes do Ensino Superior, medida que o PSD sempre recusou enquanto era poder. Hoje felizmente temos várias dezenas de bolsas a serem atribuídas anualmente. Poderia falar do Vale Educação, mas vou apenas focar-me nos investimentos avultados realizados no parque escolar. A Escola Dr. Ferreira da Silva, bem como a Escola de Fajões, foram requalificadas de forma profunda. Várias escolas básicas também o foram e outras ainda o estão a ser ou serão. Só com condições condignas é que podemos almejar um ensino de grande qualidade.
O respeito pelos Oliveirenses sempre nos fez ser honestos e sinceros, sempre dissemos que vários problemas estruturais do nosso concelho demorariam tempo a serem resolvidos, contudo, com resiliência e com a certeza que é este o Caminho Certo, continuamos a desenvolver o nosso concelho!
Vasco Alves, Presidente da Juventude Socialista de Oliveira de Azeméis