5 Nov 2025
Freguesias Oliveira de Azeméis
Maria Luiza Smozono foi a vencedora da categoria revelação juvenil, com o poema ‘Anônimos’
Entrega de prémios 2025
No passado dia 31 de outubro, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, realizou a entrega de prémios do XXVI Concurso de Poesia Agostinho Gomes. No total, foram entregues 729 poesias, sendo 696 na categoria geral e 33 na categoria revelação juvenil. A sessão contou com a participação da companhia teatral Trigo Limpo Teatro ACERT que apresentou o espetáculo “20 Dizer - Recados”, e declamou os poemas vencedores.
Esteve presente na entrega de prémios o vereador da câmara, Rui Luzes Cabral, que comentou “quando andamos à volta da poesia é, de facto importante no mundo onde vivemos, possamos ter mais momentos destes.” Susana Fonseca, membro do júri e representante parceira da Junta de Freguesia de Cucujães, comentou que “espero continuar a receber estas inscrições, porque é também um gosto de quem escreve partilhar os seus sentimentos” e Samuel Brandão, representante parceiro do Núcleo de Atletismo de Cucujães, “agradecemos a todos os participantes, e um abraço especial a todos os premiados”, acrescenta. Também estiveram presentes Amaro Simões, presidente da assembleia municipal, Manuel José, secretário da assembleia municipal.
Em primeiro lugar, ficou o poema ‘As Mãos da Minha Mãe’, de Paulo Carreira, da Batalha; em segundo, o poema ‘Cartografia do Invisível’, de Isaque Mateus, de Lisboa; em terceiro lugar, ‘Azulejo Partido’, de João Oliveira, do Brasil. No prémio revelação juvenil, ganhou Maria Luiz Salomão Smozono, com o poema ‘Anônimos’, do Brasil. O poema ‘Gaza’, de Carla Pais, de França, teve uma menção honrosa.