Em
Correio de Azeméis

11 May 2026

“A subida de divisão era um objetivo interno”

Desporto Juventude Desportiva Carregosense

Jorge Amorim nos estúdios da AzeméisTV

Presidente revela segredos da subida do Carregosense ao Campeonato Sabseg

A JD Carregosense está de regresso ao Campeonato Sabseg depois de ter estado, afastada do principal escalão de futebol de Aveiro. O feito desportivo vem coroar o primeiro ano do mandato de Jorge Amorim

A subida de divisão foi um objetivo desde o início da época ou quando é que perceberam que a subida estava ao alcance da equipa?

"Internamente é verdade que era um dos objetivos. Quando começámos com a construção do plantel fizemos a pensar nisso, mas não o transmitimos para o exterior. Ao longo da época foi criando sempre mais pressão interna. Aconteceram momentos de mais pressão durante a época, sobretudo na viragem da 1ª para a 2ª volta em que o Carregosense ficou a nove pontos do 2º lugar a 12 jornadas do final. É uma distância grande quando o nosso objetivo seria alcançar a subida de divisão. Tivemos que tomar algumas decisões e ter alguma calma para dar a volta à situação”.

O que mais contribuiu para este final de época feliz?

"Nós construímos uma equipa totalmente nova e inicialmente ela não se conseguia encontrar. Mas o importante eram os resultados. A equipa demorou algum tempo a encontrar-se. Só quatro ou cinco jogadores ficaram da época passada, contratámos elementos com experiência de subida de divisão. Quando ficámos a uma certa distância deu-se um clique e a equipa estabilizou e com vitórias ganhou outra motivação. (...) O campeonato é uma maratona e ganha-se no fim e acabámos por fazer uma 2ª volta fantástica. Fomos a equipa com mais pontos na 2ª volta e foi isto que nos deu a subida”.

Para a próxima época, o objetivo é a permanência ou ambicionam um pouco mais?

O nível do Sabseg está um bocadinho elevado. Há equipas que lutam pelos lugares cimeiros com orçamentos muito elevados. Nós temos os pés bem assentes na terra e queremos cumprir sempre até ao fim e sem dívidas. Vamos tentar fazer um orçamento que seja possível cumprir e tentar ter uma equipa para não sermos os coitadinhos. Para subir de divisão? Dificilmente será, mas para andar a lutar pelos seis lugares cimeiros. Ir para lutar pela permanência pode custar caro, vamos pensar um bocadinho mais e quem sabe se conseguimos ficar nos lugares cimeiros.

Treinador e plantel para a próxima época?

"O treinador, o Joca, vai continuar, tal como a restante equipa técnica. Já renovaram por mais um ano. Quanto ao plantel estamos a começar a tratar com os elementos que faziam parte da equipa deste ano, nem todos os jogadores vão ficar, há jogadores que podem não servir para o nível do Sabseg, mas vamos tentar construir uma equipa competitiva. A nossa ideia é manter o núcleo duro e compor o plantel com jogadores competitivos”.

Esta conquista acaba por ser um prémio para um clube que este ano está a celebrar 50 anos de vida...

Foi o meu primeiro ano como presidente. Além do plano desportivo, houve situações que fomos melhorando, criámos um posto médico novo, melhorámos a iluminação, renovação de balneários e rouparia, reorganizámos as camadas jovens para que o clube esteja mais organizado e possa ter sonhos mais elevados. Notámos que, domingo após domingo, os sócios foram acompanhando a equipa e quando os resultados aparecem os sócios aparecem e as receitas aumentam.

Em julho, completa o seu primeiro ano do mandato. Que balanço faz até agora?

Gostaríamos de ter sempre mais alguma coisa. Gostava de ver o campo Ernesto Gonçalves melhorado, com sintético, mas temos de dar um passo de cada vez. Temos apoios mas há um vasto leque de despesas que o clube tem e temos de gerir bem para cumprir. Uma das grandes ambições será essa e melhorar também a cobertura da bancada do campo, entre os dois campos nascer uma nova bancada e balneários. Estamos a dar os primeiros passos na questão dos licenciamentos das instalações desportivas e queremos ter um projeto mais ambicioso que, se não for concretizado, já fica a base pronta para quem vier a seguir dar seguimento.

E em termos de formação, como está o Carregosense?

No Carregosense acabou por haver alguma instabilidade, nunca houve uma sequência e por vezes há escalões que não têm jogadores. O ano passado, nos petizes, começámos com cinco e este ano temos 19 inscritos. Neste momento, se calhar temos uma das melhores bases a crescer ali. O escalão de sub-17 não existia o ano passado. Fez-se um grupo fantástico que está na luta pela subida.
Quanto melhores são os resultados, mais as pessoas olham para o clube. Se anda a lutar por lugares cimeiros, o clube torna-se mais apetecível. A nível de formação notámos algumas dificuldades se calhar derivado à nossa localização. 

Há muita concorrência de clubes com oferta de formação?

Sim, existem muitos clubes. Há clubes de pequena dimensão que trabalham muito bem e têm muita formação. Já o vêm fazendo há vários anos e depois colhem os frutos e é isso que o Carregosense também quer fazer. Isto leva a sua sequência. Quem vier, se der continuidade, torna-se mais fácil. Quem vier a seguir, se pensar só no futebol sénior, as coisas voltam ao nível mais baixo.

Até final do mandato, qual acha que vai ser a sua maior dificuldade?

É o tempo que acabámos por perder a nível pessoal. Tem momentos em que dá vontade de atirar a toalha ao chão. Desde que assumi o Carregosense, acho que não falhei nenhum dia. Consigo estar lá diariamente porque tenho a minha esposa que me acompanha e o meu filho que joga lá. A formação dá trabalho, os seniores dão trabalho na fase inicial.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Campo de Férias Verão Verde – Natureza ConVida
12/06/2026
Edu deixa o basquetebol em protesto com a FPB
12/06/2026
Cucujães > Jovens recuperam componente popular das Festas de Santo António da Ínsua
12/06/2026
Instalações do Carregosense foram assaltadas e vandalizadass
11/06/2026
A caminho do centenário
11/06/2026
Incêndio em S. Roque ameaçou casas
11/06/2026
Oliveira de Azeméis > Pais dormem à porta do Centro Lúdico para garantir vaga nas férias
11/06/2026
Penas suspensas para Hermínio Loureiro e Isidro Figueiredo
11/06/2026