22 May 2026
O FC Pinheirense promete “não baixar os braços” e pede “transparência e justiça”
O passado domingo foi de festa no FC Pinheirense e na vila de Pinheiro da Bemposta com a suposta subida de divisão do clube à 1ª Divisão Distrital. Contudo, pode ter havido uma errada interpretação do regulamento por parte dos homens de Pinheiro da Bemposta e, através de um comunicado, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) veio esclarecer, esta quinta-feira, que, afinal, é a Associação Recreativa Aguinense a equipa promovida à 1ª Divisão Distrital.
“A Direção da AF Aveiro deliberou, na sua reunião de 19 de maio de 2026, atribuir o 2º lugar da 2ª fase do Campeonato Distrital da 2ª Divisão 2025/26 (apuramento de subida de divisão), à Associação Recreativa Aguinense, que assim sobe ao Campeonato Distrital da 1ª Divisão”, pode ler-se logo na primeira frase do comunicado da AFA.
Face às dúvidas que foram surgindo na interpretação do regulamento, este organismo explicou ainda que, no caso da disputa do play-off de subida, ou seja, uma competição a uma volta entre os classificados, “após cada jogo, independentemente do resultado nos 90 minutos, proceder-se-á à marcação de pontapés de penálti, para efeitos de eventual desempate”. Neste caso, os critérios de desempate são diferentes daqueles aplicados à generalidade dos campeonatos quando duas ou mais equipas terminam em igualdade pontual. Nesta situação, o primeiro fator de desempate é o confronto direto e depois a diferença de golos no confronto direto e, em terceiro, a diferença de golos na prova, entre outros.
Recorde-se que, dentro de campo, no final dos play-offs de subida, disputados entre os três segundos classificados das três séries, a Sanjoanense B ficou em 1º lugar com duas vitórias em dois jogos e garantiu a subida. Já o FC Pinheirense e o Aguinense terminaram em igualdade pontual depois de uma derrota de ambos com a Sanjoanense B e de um empate (1-1) no confronto direto. No desempate por penáltis, a vitória sorriu à equipa do concelho de Anadia.
Esta manhã de sexta-feira, também através de um comunicado publicado nas suas redes sociais, o FC Pinheirense garantiu que está a analisar “detalhadamente” toda a situação regulamentar e os respetivos fundamentos que deram origem à decisão comunicada pela AFA. “Ao longo deste processo surgiram dúvidas legítimas quanto à interpretação e aplicação do regulamento, situação reconhecida pela própria necessidade de esclarecimentos posteriores por parte da entidade organizadora”, pode ler-se ainda na nota divulgada pelo clube.
O emblema de Pinheiro da Bemposta garante que “vai defender os seus direitos” e, sobretudo, “a verdade desportiva, transparência e justiça”. “Queremos deixar claro: o FC Pinheirense não baixará os braços”, escreveu ainda o clube, deixando também elogios à prestação da equipa sénior esta temporada. “Independentemente do desfecho, ninguém apagará a época extraordinária realizada pelos nossos atletas, equipa técnica, direção e todos aqueles que carregam este símbolo com orgulho”. No mesmo comunicado, o Pinheirense garante que “a luta continua. Pelo clube. Pela verdade desportiva. Pela justiça”.