27 Mar 2026
Iniciativa do Centro Infantil e Social de Cesar juntou os “Cisquinhos” e os pais num projeto artístico com foco na sustentabilidade
O Centro Infantil e Social de Cesar (CISC) promoveu esta sexta-feira, 27 de março, a exposição “Cuidar do Planeta Azul”, uma iniciativa que envolveu diretamente as crianças — os “Cisquinhos” — e as suas famílias na criação de trabalhos artísticos com recurso a materiais reutilizados, centrados na preservação do ambiente.
A atividade decorreu nas instalações da instituição, com abertura durante a manhã para as crianças e visita das famílias ao longo da tarde.
Projeto envolve crianças e famílias
Mais do que uma simples exposição, a iniciativa assentou num trabalho pedagógico desenvolvido em conjunto entre crianças, educadoras e famílias.
“Mais do que uma exposição, há todo um trabalho pedagógico que é feito nesta instituição, não só com os miúdos, mas também em família”, destacou Ana Filipa Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, presente na iniciativa.
Os trabalhos expostos resultaram da colaboração entre pais e filhos, com o objetivo de reforçar a ligação entre o contexto educativo e o ambiente familiar.
Divisão do ambiente dinamizou atividades
A responsável sublinhou ainda o envolvimento da autarquia através da divisão do ambiente, que marcou presença na iniciativa com uma componente prática dirigida às crianças.
Durante a manhã, foi dinamizado um jogo educativo, orientado por Ândrea Ferreira, técnica da área do ambiente, dirigido às crianças mais velhas, com o objetivo de sensibilizar para comportamentos sustentáveis.
“Muitas vezes, com um pequeno gesto faz toda a diferença para tornarmos o nosso planeta mais rico e mais bonito”, referiu a vereadora.
Sensibilização que vai além da escola
A exposição teve como base a temática do oceano e do mar, incentivando a reutilização de materiais e a adoção de hábitos mais sustentáveis no dia-a-dia.
Segundo Ana Filipa Oliveira, a participação das famílias foi essencial para levar a mensagem além da sala de atividades.
“O objetivo foi também levar esta mensagem para casa, para que os pais possam dar continuidade ao trabalho pedagógico desenvolvido pelas educadoras”, explicou.
Exposição aberta à comunidade
Durante a tarde, os pais e encarregados de educação tiveram oportunidade de visitar a exposição e conhecer os trabalhos realizados pelas crianças, num momento de partilha que reforçou o envolvimento da comunidade educativa.
A iniciativa integra-se numa estratégia de sensibilização ambiental promovida pelo município, que disponibiliza programas educativos dirigidos às escolas do concelho.